quinta-feira, setembro 12, 2013

Quando você namora 'chove na sua horta'? Isso tem explicação*

Parece um típico fundamento da Lei de Murphy: pessoas sozinhas, independentemente do sexo ou da faixa etária, passam um tempão buscando um amor. Só que quanto mais desejam um cobertor de orelha, mais difícil parece conseguir um. Mas basta encontrarem alguém, no entanto, para surgirem pretendentes de todos os cantos.


Estar bem em um relacionamento faz bem para a autoestima, e isso desperta o interesse alheio


Num irônico exercício de inversão de expectativas, tem início a temporada popularmente conhecida por "chover na horta", que parece uma espécie de pegadinha do destino, mas, segundo especialistas em comp
ortamento humano, tem tudo a ver com autoestima.
Você sente que mais pessoas te paqueram quando você está namorando?
Segundo a psiquiatra e psicanalista Helena Masseo de Castro, o que ocorre é que muita gente, enquanto está solteira, costuma se sentir mal porque ninguém as "escolhe". E aí começam a questionar os próprios atrativos.
"A tristeza em decorrência disso as deixa ainda mais desanimadas. Parece que perdem a graça, principalmente aquelas que não acreditam muito em si mesmas nem têm consciência do próprio valor", conta Helena.
A patrulha alheia também contribui para a autodepreciação. Em alguns casos, há uma cobrança muito grande para se relacionarem. E ela vem de todos os lados: da família, dos amigos (em especial, os comprometidos), dos colegas de trabalho. "A sensação de se sentir sobrando é incômoda e piora a autoestima e a autoimagem", fala a neuropsicanalista Priscila Gasparini Fernandes.
Ao se comparar com quem está por aí andando de mãos dadas, a pessoa se vê excluída, à parte. E baixo-astral, obviamente, não torna ninguém mais atraente. Mas há um detalhe importante: Isso acontece com maior frequência entre pessoas que dão muito valor à opinião alheia.

*Fonte: Mulher Uol

Nenhum comentário: