quinta-feira, abril 17, 2014

Posição do casal durante o sono revela a força do relacionamento*




Você gosta de dormir de conchinha ou geralmente acorda do outro lado da cama, de cara para a parede? Uma nova pesquisa mostra que a posição durante o sono com o parceiro revela muito sobre o relacionamento. E a chave é a distância entre os corpos, de acordo com as 1,1 mil pessoas entrevistadas.
Parceiros que dormem bem pertinho, a uma distância de 2,5 cm, são mais felizes que aqueles que ficam mais de 70 cm separados. Casais que fazem contato físico durante a noite estão em melhores condições que os que não se tocam.
A pesquisa, publicada nesta quarta-feira no Festival Internacional de Ciência de Edimburgo expande o trabalho do psiquiatra Samuel Dunkell.
Segundo ele, pessoas que dormem na posição fetal são mais suscetíveis à indecisão, ansiedade e críticas. As que preferem a posição semifetal são conciliadoras, passíveis de comprometimento e dificilmente tomavam posições extremas. Aquelas em posição “real” (de barriga para cima) tendem a ser confiantes e expansivas. E as que preferem dormir de bruços mostram tendência à rigidez e perfeccionismo.
O estudo constatou que 42% dos casais dormiam de costas um para o outro; 31% com o rosto apontando para a mesma direção e apenas 4% face a face. Cerca de 34% se tocavam durante o sono e 12% passavam a noite a menos de 2,5 cm de distância, enquanto 2% dormiam mais de 70 cm separados.
Daqueles que adormecem juntos, com contato corporal, os que estão face a face tendem a ser mais felizes que os “de conchinha”, com o rosto apontando para a mesma direção ou olhando para direções opostas.
Entre os que não se tocam, o maior número de casais felizes olha no mesmo sentido — sobretudo aqueles que dormem de costas ou de frente para o outro.



Nenhum comentário: