terça-feira, maio 20, 2014

Mulheres ao ataque

Pode parecer estranho, mas Mulheres ao Ataque consegue o que sempre foi impossível no cinema e na vida real: fazer graça e minimamente aceitável a amizade entre três mulheres traídas pelo mesmo homem: a esposa Kate, de Leslie Mann, a namorada bem sucedida do canalha, Carly, vivida pela Cameron Diaz e sua forma invejável e o novo caso do cara, a loira (e quadrada, na minha humilde opinião), Amber, que nem sei quem é.




A união das três contra o nem-tão-bonitão-assim Mark, vivido pelo (pra mim) desconhecido Nikolai Coster-Waldau, é o assunto principal do filme. Como, além de mulherengo, Mark ainda é corrupto e envolve a empresa da qual é sócio em uma rede de mentiras e desvio de dinheiro, a vingança delas acaba sendo previsível. A inteligente e bem sucedida advogada de Cameron fica responsável por bolar o plano e adquirir as provas para derrubar o traidor. Kate e Amber ajudam somente a executar.
Claro que não são risadas absurdas e 100% merecidas. O roteiro é previsível e deixa brechas como os encontros intermináveis e tediosos entre Carly e Kate e o simpaticão irmão de Kate, que fica com Carly (ela até aparece grávida nas últimas cenas).
A fotografia deixa a desejar, com deslizes que deixam, diversas vezes, a imagem fora de foco, fator, pra mim, um tanto grave na construção do filme.
A trilha sonora é manjada, com músicas já cantadas há muito tempo e, algumas delas, meio desencontradas das cenas que sonorizam.
Para muitos críticos, o filme é imaturo, que não merece ser assistido. Pra mim, porém, vale a sessão. Pelas cenas divertidas, pelas tiradas inteligentes da personagem de Cameron Diaz e, claro, pelo fato de ser cinema.
No sábado, pra mim valeu muito mais pelas companhias. A amiga mais antiga Fernanda-Moti e as estreantes Joana, Emilly e Aline. Se não tivesse valido pelo filme, teria valido pela diversão entre meninas.
A parte inaceitável é que não tiramos nem uma foto. Nem uminha sequer!

Nenhum comentário: