sábado, agosto 23, 2014

#flaviasincera

To pensando seria e sinceramente em criar um marcador com meu nome. Sim, foi ideia de amigos, mas anda pipocando na minha cabeça, cada vez que eu tenho a ideia de escrever algo em uma rede social, que poderia causar algum desconforto a alguém.
Pode parecer contraditório este medo, de querer postar e não querer causar desconforto a alguém, mas acontece de verdade comigo. Ainda mais quando o assunto a ser tratado se encaixa em algum perfil conhecido... 
Eu falo tanta coisa, todos os dias, que podem causar desconforto a outros, que não deveria estar preocupada com a consequência, mas é mais forte que eu. Sim, eu tenho coração, por menos que pareça.
Mas no que o marcador poderia facilitar?
Se o marcador fosse #flaviasincera, como foi uma das sugestões, cada vez que o assunto fosse uma sinceridade, das que eu sempre falo sem pensar, pra mim, ele serviria como que pra explicar. É, confuso, eu sei. Mas nem tanto. Um #flaviasincera junto de cada frase que, supostamente, poderia justificar o teor da frase.
E eu explico:
Essa semana presenciei uma cena que considerei, no mínimo, curiosa. Uma pessoa queria, porque queria, receber atenção especial e, quando lhe perguntaram, no preenchimento de um cadastro, qual a escolaridade dele, ele disse, em alto e bom som: "terceiro grau incompleto". Fiquei meio sem chão, sem ar, sem sentido... porque não tinha como ficar em mim depois de ouvir algo do tipo.
Tentei encontrar uma forma de dizer que "quem tem o terceiro grau incompleto não tem nada", sem parecer pretensiosa, mas não encontrei. 
Não, não sou preconceituosa, não acho que ter terceiro grau muda alguma coisa em uma pessoa, mas, pra mim, quem tem o terceiro grau incompleto, não em nada. Quer ver como não é tão absurdo quanto parece: se eu tenho um teclado com todas as letras, um monitor e o kit multimída, eu tenho que? Partes de um computador, que não me servem de nada, sem a CPU. Certo? É a mesma coisa que ter cursado a metade de uma faculdade: é nada, quando o assunto é o curso superior, porque se for pra falar sobre estudos, quem tem o terceiro grau incompleto, tem o segundo completo. É alguma coisa.
Foi tentando encontrar um forma de dizer isso sem afetar a outros ou sem levantar uma discussão sobre preconceito,que acontece o tempo todo pela internet adentro, me lembrei do #flaviasincera. A postagem ficaria mais aceitável com o marcador.
"Quem tem o terceiro grau incompleto não tem nada" #flaviasincera
Ta vendo? Dói menos...

Nenhum comentário: