quinta-feira, setembro 18, 2014

Essa coisa de racismo...

A primeira palavra que me vem à mente é "cansei". E é isso mesmo. Cansaço. Não tem outra pra definir... mas isso me deixa preocupada, quando me lembro que a novela é recente. Vinte anos atrás, isso não existia. O crime, sim, existia e, é claro, não era passível de pena. E essa criminalização, de fato, inibe a prática. Mas não só.
Esse negócio de transformar tudo em crime deu uma problematizada na questão. E acho que eu atraio essas confusões.... acontecem comigo pelo menos uma vez por dia.
Dia desses, uma menininha de 13 anos que eu conheço posto no facebook a seguinte frase:
"Como tem gente chata neste mundo!".
Eu, que sempre me preocupo com o que um simples comentário pode gerar, acabei falando demais (ou não).  Eu escrevi: "Ah, sim, mas neste mundo existe gente bonita, feia, gorda, magra, preta, branca e até gente engraçada".
Exatamente assim e até colocaria um print da página aqui, se não tivesse apagado, depois da "guerra" que se seguiu.
Uma mocinha, pouco mais velha que a dona do perfil me chamou de racista, preconceituosa e disse que eu tinha que ser processada, porque falei de "gente preta". Eu demorei a entender o que tinha acontecido e, querendo uma explicação, ainda questionei: "mas por que você (a mocinha que me exortou) falou de preto e não falou do branco, do gordo ou do feio? Falei tudo na mesma frase". Ao que ela respondeu: "Mas falou do preto com preconceito".
Outro dia, falei entre várias pessoas que, se eu tiver uma filha, ela vai ter cabelo crespo. Na verdade, falei que seria cabelo "ruim". É assim que eu me refiro a cabelo crespo. Como o meu era antes de inventarem a progressiva. Do mesmo jeito que acho "ruim" jiló, que amarga, e um monte de gente acha "bom". Da mesma forma que acho "ruim" ouvir funk e um monte de gente acha "bom". Da mesma forma que eu acho "bom" ler, e um monte de gente acha "ruim". Da mesma forma que eu "adoro" verão (e inverno) e um monte de gente "odeia". Da mesma forma que eu penso que casamento é "bom" e todo mundo devia experimentar e uma galera "acha péssimo" e me chama de louca quando digo isso. Do mesmo jeito que gente chata me irrita e faz um monte de gente feliz. É questão de visão pessoal. Perfumes, pratos, bairros para morar, trabalhos e profissão, cores de roupas, prestação de serviços e mais um monte de coisa. O que é "bom" ou "ruim" pra mim, pode não ser pro resto da humanidade. E é exatamente assim quando me refiro ao meu tipo de cabelo até cinco anos atrás. Ruim. Apesar de um monte de gente achar que ele era simplesmente crespo, encaracolado ou enrolado.... Isso aí. Do mesmo jeito.
E quando eu falo no "meu negão"? Tem gente que não fala mais comigo, desde que me ouviu falar assim. Eu até questionei: "Você prefere que eu chame o meu marido de louro do olho azul ou ariano?". A pessoa ficou brava e me chamou de preconceituosa.
Pronto. Bastou pra eu me cansar da ignorância de todo mundo que anda fazendo essa papagaiada absurda por aí. Apaguei o meu comentário no facebook pra evitar a fadiga e quase pulei do terceiro andar!
E isso aconteceu comigo. Não estou falando do que todo mundo vem compartilhando pelas redes sociais sobre o assunto. Não estou falando de um goleiro sem noção que se sentiu ofendido por uma branquela tê-lo chamado de Macaco e antes que os ânimos se exaltem, não não é certo, achei preconceituoso, mas também não vi necessidade de tanto estardalhaço. Até a casa da garota já foi incendiada, depois que ela forçou um choro em frente às câmeras de TV, pedindo perdão e um encontro com o negão (que, cá entre nós, é bonitão). Negão que, aliás, nem quer conhecê-la.
E to falando de coisas que acontecem comigo, não to falando de uma propaganda da Fiat, que precisou ser tirada do ar, porque usou um gato preto como sinônimo de azar. Não to falando de cotas raciais (sim, sou contra. Não acho necessário. Pra mim, o programa de cotas do governo é um desserviço, uma forma de legalizar o preconceito. Pronto, podem me processar). Não to falando do cara do alto escalão de  algum tribunal do Brasil que colocou o rótulo da Pepsi em uma criança negra e postou no Facebook.
To falando de coisas que aconteceram e acontecem comigo e me irritam profundamente. Aliás, que me cansaram.
Ta doendo em gente por aí, ouvir que sou "crente" ou "evangélica", porque um cara ignorante como o Silas Malafaia, embora pregue o que diz a Bíblia, anda falando demais? Sinto muito informar que sim, sou filha de Deus, já O reconheci como o autor e consumador da minha fé e creio em tudo o que a  Bíblia diz. Isso não significa, porém, que eu seja das que dão moral a um pastor sem noção, que anda misturando Deus com política e, pior, com uma pitada de ignorância e intolerância. Aprendi criancinha sobre Deus e não O largo, nem aos seus ensinamentos. Mas também não saio por aí criando polêmica. Pelo menos tento não fazer isso. E isso tem, sim, a ver com a homofobia (que eu NÃO vejo nos discursos do Malafaia) que todo mundo anda dizendo. Tenho amigos gays, vários, os amo e não tenho preconceito. Mas sim, sou crente.
Tem gente ficando doída porque o meu marido é preto e eu o trato por "preto", "negão"? Porque falo que a perna dele fica mais russa que a minha porque é preta? Tem gente se doendo porque afirmo todos os dias que se eu tiver um filho menino, vai viver com a cabeça raspada, pra dar menos trabalho, e que se for menina vai ter cabelo encaracolado até os 15 anos e vai decidir por si mesma se quer virar "alisada"? (Embora eu ache, sim, que ela vai ter cabelo "ruim"). Tem gente se doendo mesmo. E eu sinto muito. É assim que eu penso. E, ao contrário de traficantes, assassinos e ladrões, não acho que estou cometendo um crime.
As pessoas precisam parar de se preocupar com tanta pequenez, com tanta atitude de cabeça minúscula e parar pra pensar no momento delicado desse país, na gravidade de tudo o que anda acontecendo no mundo, nas pessoas que nos cercam, que perderam o amor ao próximo e até à própria vida...
Todo mundo precisa viver o momento, deixar essas coisinhas pra lá.
Garanto, com toda a certeza do mundo, que uma galera vai ser muito mais feliz!

Nenhum comentário: