sexta-feira, novembro 21, 2014

Ciência explica por que martelo de Thor não pode ser levantado*



Se você já assistiu algum filme da franquia "Thor" ou então viu "Os Vingadores", provavelmente se perguntou por que nenhuma personagem além de Thor consegue levantar o Mjolnir, martelo mágico do super-herói. Por incrível que pareça, existe uma suposta explicação científica para isso.
De acordo com o astrofísico e doutor Neil deGrasse Tyson, se o martelo fosse composto de nêutrons das estrelas, o material mais denso do universo fora de um buraco negro, ele pesaria mais de 3 bilhões de elefantes, isto é, algo em torno de 5,4 trilhões de kg.
Além do seu peso exorbitante, o professor de física na Universidade de Minnesotta, Jim Kakalios, explica que o martelo também estaria sujeito à Primeira Lei de Newton do Movimento. A lei diz um objeto em repouso permanecerá em repouso se não houver força atuante sobre ele. Deste modo, quando o martelo está em uma superfície, há uma força descendente sobre ele por meio da força gravitacional entre a massa do martelo e a massa da Terra (também conhecida como "peso gravitacional"), que faz com que ele fique imóvel.
Quando alguém tenta levantar o martelo de Thor, uma grande força está sendo exercida para cima e mesmo assim o Mjolnir permanece em repouso. O que a ciência supõe então é que o metal uru, que seria um dos componentes fictícios do martelo fabricado pelos Asgardianos, funciona com uma força para baixo que "cancela" a força para cima caso a pessoa não mereça levantar o Mjolnir.

Mas afinal, se ele pesa tanto, como não quebraria a mesa de Tony Stark, o Homem de Ferro, no novo trailer da sequência de "Os Vingadores"? Isso infelizmente a ciência ainda não achou uma explicação. Confira abaixo o trailer e veja se concorda com a teoria:

*Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário: