quinta-feira, novembro 13, 2014

O que você mudaria em seu corpo?

Quem nunca foi questionado sobre isso por outras pessoas, certamente já se perguntou. Isso mesmo. Ninguém que chegou à fase adulta está nela sem ter se olhado no espelho, segurado uma ou outra ponta, levantado perna ou braço, apertado aqui, feito careta ali... e imaginado, ao fim de algum tempo de observação, que, sim, mudaria alguma coisa no próprio corpo. Essa mudança, que pra muita gente são mudanças, pode até não ser feita, por uma série de razões, mas que é desejada, ah, isso é.
Eu, quando era criança, queria ser mais alta, mais magra (jura?) e já chorei porque minhas orelhas eram de abano. Sim, elas eram. Hoje não são mais. Pelo menos não pra mim. Superei de tal forma essa visão que tinha delas, que nem me lembro que um dia elas foram meio "Dumbo".
E toda essa questão é tão vencida na minha vida (puxa! Que auto estima!), que eu nem penso muito nisso. Tenho metas pra daqui a cinco, seis anos... e por ainda faltar cinco, seis anos, não perco tempo com elas agora.
Aí, hoje, a querida Aline Franco compartilhou este vídeo. Sim, ele foi produzido e dirigido, mas é sensacional. Adultos e crianças foram perguntados sobre o que mudariam no próprio corpo? Testa, olhos, pés, orelhas, toda a pele foram citados pelos adultos. Gente comum, como eu e você, que pensa em mudar alguma coisinha. E, pior, pensa o tempo todo. Se olha no espelho, toma banho, dorme e acorda pensando. E por serem pensamentos tão comuns a todos, ninguém nem se vê exagerando. Não, eu também não.
Só que aí a gente ouve o que as crianças dizem. É tão ingênuo, tão fora da realidade e tão belo que chega a ser inacreditável. Primeiro, porque todas as crianças que participaram do vídeo, sem exceção, na hora de responderem à pergunta, pensam, pensam, pensam, fazem cara de "como assim, mudar alguma coisa?", até que começam as pérolas, ditas das formas mais lindas do mundo.
Uma quer ter orelhas super pontudas, outra, cauda de sereia. O menino lindo queria ter uma boca de tubarão para comer muita coisa. Poder de teletransporte, pernas de guepardo e asas. "Aí, com asas, eu poderia voar", diz uma daquelas belezas.
E, quase todas, ao final, dizem que estão satisfeitas, não querem mudar nada. A ruiva diz: "Não queria mudar nada, só ter a cauda de sereia".
É, é inacreditável a ingenuidade, a simplicidade e, mais importante, a verdade que existe nas respostas dadas por todas elas.
Sei que pode parecer demagogia... mas o vídeo mexeu comigo. Achei curioso, divertido e bonito. Por isso coloquei aqui, pra cada um poder ver e tirar sua conclusão.
E, claro, pensar sobre essa coisa de mudar aqui, mudar ali ou viver com o que está aí.



Nenhum comentário: