terça-feira, julho 03, 2007

Política ou politicalha????

Será que ainda dá pra ter orgulho de ser brasileiro? O meu, confesso que tá guardado, mas tão bem guardado que eu poderia dizer.... escondido! E o pior é que a cada dia eu tenho ânsia de deixá-lo mais e mais "mocozado", para que eu mesma veja que não há do que me orgulhar num país onde os caras que deveriam me fazer orgulho, só me fazem vergonha e revolta.
A coisa começou errada e isso atrapalhou tudo! Uma briga clara pelo poder, uma briga ferrenha de vaidades...
E não é preciso ir muito longe pra citar um exemplo claro de briga por poder! A violência do Rio é um exemplo perfeito disso. Brizola e Moreira Franco que o digam, ou melhor, quem viveu os governos deles que o digam!
Em São Paulo, governador desviando dinheiro de obras públicas e mandando gordas quantias para paraísos fiscais em todo o mundo..., o mesmo governador se macomunando com senador da República para desviar mais de R$ 130 milhões da maior obra da cidade da qual ele foi eleito líder máximo.
Se chegarmos a Brasília, então... aí o negócio fica assustador! E eu, com menos de 30 anos, vivenciei histórias na política desse país que meus bisavós jamais sonharam acontecer!
Conheci presidente deposto por série de crimes, cujo mais sério foi confiscar poupança em nome de plano financeiro, a Ministra da Fazenda do governo dele que foi tão esquecida que até se casou com figurão da TV e o tesoureiro dele que anos depois foi vítima de um crime até hoje sem solução. E nesse mesmo caso, muitos nomes, mas muitos mesmo, de caras que até hoje gozam do poder na política do país.
Teve o "deputado assassino da serra elétrica" Hildebrando Pascoal, ao Acre, teve denúncia de mensalão feita pelo presidente do PTB Roberto Jefferson, que teve um surpreendente efeito cascata (sem derrubar com muita notoriedade, óbvio!). Jefferson que, na verdade, acusou pra se defender da denúncia que envolvia a irrisória quantia de R$3 mil, com o tal Maurício Marinho... e assim por diante!
Ah, eu conheci um graaaande homem, que chantageou outro para que violasse o painel do Senado durante uma votação importante...
Já vi homem da política criar órgãos para desenvolvimento do Nordeste e da Amazônia e depois ser acusado de ter criado, na verdade, fachada para o recolhimento de propinas em nome do governo.
Como não bastasse todas essas e muitas outras as quais eu nem teria tempo pra citar aqui, agora, na política recente do país, um senador, presidente da Casa, tá numa saia justa de fazer dó! O que começou com uma denúncia de que a filha dele "comia graças a um lobbista" conhecidíssimo em Brasília, tá tomando caminhos primorosos... é um tal de notas frias e sonegação de impostos que não tá escrito no gibi. E daqui a pouco a Veloso vai pra Playboy (é, porque ela é bonitona... e a Somaggio, que era piorada quase foi! E só porque fazia umas ligações telefônicas pro meu amigo Marcos Valério, hein!?)...
Mas deixa isso tudo pra lá...
Tomara que qualquer hora dessas o país seja surpreendido por outro manifesto público no nível dos cara-pintadas!!! Será um deus-nos-acuda... mas pode servir pra mostrar que o brasileiro ainda tá procurando embaixo da mesa o orgulho e a dignidade perdidos...

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossaaaaaaaa, até q enfim tem lugar para comentário neste blog. rsss Ai Flávia, confesso que me entristeço ao falar de política viu! Perco a paciência e a esperança. Acho q tá tudo perdido mesmo. Aff! Bjão e agora vou comentar FOREVERRRRR! hahaha Até amanhã na sessão pipoca. Detalhe, esquece o bis, pq tô de dieta quase quebrei a balança hj. Droga, como vc diz, gordo é uma merda mesmo. rssss