domingo, outubro 07, 2007

Rápidas

Fórum


Gente... este foi o fim de semana do Fórum. O Rápidas desta vez não vem recheado de “causos” ocorridos na Pós, até porque eu não fui à aula do Ricardo, fato inclusive, que me deixou “tremendamente perturbada” (eu não era não!). Puxa.. eu perdi justamente a última aula do módulo... que coisa chata! Pra minha sorte, a Gigi esteve lá e anotou tudinho pra me passar. Já até começou a fazê-lo, inclusive!

A sexta-feira


Sobre a abertura do I Fórum de Jornalistas do Sul RJ... foi na noite de sexta-feira. E sabe o que eu posso dizer a quem não foi???? Simplesmente que perderam, provavelmente uma excelente, oportunidade de saber tudo e mais um pouco sobre concessões de Rádio e TV no Brasil. O Gustavo Gindre foi exatamente “excepcional”! Caramba!!!! Na platéia, éramos somente jornalistas e estudantes de Jornalismo... com toda a certeza deste mundo, ele falou coisas das quais muita gente ali sequer tinha ouvido falar. Valeu a pena! Mesmo.... o cara é expert no assunto e esclareceu dúvidas importantes da galera...

Cerimonial I


Ta, que eu deveria ter falado sobre isso antes de falar na cerimônia de abertura, mas como essa semana eu to sem anotações, e to escrevendo o Rápidas conforme vou me lembrando, esse acabou ficando pra agora. Mas quem acha que eu vou dizer que a nossa equipe (é, porque eu me incluo entre as pessoas que organizaram o evento) deixou passar o fato de que não tínhamos entre nós um Relações Públicas e que tudo o que a gente queria era a Gina, está enganado!!!! Vou dizer que, mesmo sem a Gina, (quase) tudo correu bem.

Cerimonial II


Pra começar, os estudantes que nos auxiliaram na produção do Cerimonial, mesmo quando faltavam apenas quinze minutos pro evento ficar uma hora atrasado, se saíram bem. Depois, tinha a Flavia Resende (sim, a mesma do “Cala a Boca” de todas as semanas), com sacadas ótimas e que prestou um auxílio muito mais que fundamental! Se não fosse ela, o mestre de cerimônia teria chamado mais vinte pessoas que não estavam presentes.

Cerimonial III


É.... isso mesmo! Flávia Resende avisou. Eu sou TISTImunha! Ela disse que a lista de nomes era pra constar apenas os nomes dos presentes, mas fizeram questão de deixar todos os que disseram que estariam..... lascou quase tudo. É, e só não lascou mais porque o Mestre de Cerimônia encontrou a frase: “que não está aí, como pudemos perceber” e a utilizou nas duas vezes em que anunciou um nome que estava na lista e cujo dono não estava presente. Na primeira vez, eu até arrisco dizer que os presentes não se deram conta do que ele estava querendo dizer, mas na segunda.... ele conseguiu arrancar gargalhadas de todo mundo! Ah, e tudo bem....... foi “quebra de protocolo” do início ao fim!

O Mestre

Bem, provavelmente algum dos meus três leitores já sabe quem foi o Mestre de Cerimônia da abertura do Fórum. Mas pros que não sabem, eu digo: Marcelo Almeida. Sim... a “Voz do Sul Fluminense” no Pan, protagonista de parte das minhas histórias bloguísticas, assim como Tathy, Gigi, Thaissa e mais todo o povo que vocês três vêem por aqui. Mas voltando ao Marcelo, quero tornar pública a minha opinião. Eu já disse isso a ele e a alguns dos nossos amigos em comum. O jornalista, que de vez em quando faz uns ‘bicos’ como Mestre de Cerimônia fez bonito no nosso evento, no evento que só tinha jornalista, no primeiro evento dessa magnitude, organizado por nós mesmos. Parabéns, querido! Você tava tão bonito de terno e gravata que a galera nem te reconheceu! UHAUauhauhauhuhUHAUAHU!!!!!!

O sábado

Como dia sem Pós (pelo menos pra mim), eu fui - mais ou menos – cedo pro Sest/Senat. Confesso que cheguei lá um cadiquinho atrasada, mas a culpa foi do Giovani (ai, como é bom poder culpar alguém! rs). As discussões levantadas durante todo o dia foram sensacionais e levaram todos os presentes a repensar seus pensamentos, suas idéias e atitudes, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Temas

Os assuntos foram cuidadosamente escolhidos e agora, após o evento, pensando e repensando tudo é que eu, (não sei os outros) chego a conclusão de que, de tudo, o ponto em que absolutamente não erramos foi a escolha dos temas e dos convidados a comporem as mesas. Como participante do Fórum, como jornalista inscrita, gostei particularmente de três discussões. "O Jornalismo Esportivo no Brasil", “Mídia e Política” e “Responsabilidade Social no Jornalismo”. Além de serem temas que sempre me interessaram muito, reuniram profissionais aos quais eu admiro. Admiração pura e simples. Especialmente Chico Paulo, Marcos Brito, Paulo Figueira, Sérgio Boechat e Oscar Nora, além, é claro do mediador Marcelo Almeida.... como não citá-lo? Gente boa, entendedores e considerados “primeiro escalão”.

Falando nisso

Eu não poderia deixar de destacar aqui a minha felicidade inenarrável de ter reencontrado no Fórum o melhor professor que eu tive na Graduação. Paulo Roberto Figueira Leal. Depois de ter falado com ele hoje, eu decidi parar de reclamar do meu ingresso precoce na Faculdade de Comunicação. É... se eu tivesse demorado dois ou três anos, e entrado com a idade média da população normal, eu não teria tido aulas com ele. Só acho injustiça com os outros graduandos que vieram depois de mim... eles não puderam conhecer toda a inteligência, humildade e bom humor do Paulinho... Adorei reencontrá-lo e disse isso pessoalmente. Esta “nota” aqui no Rápidas da semana é só pra ratificar...

Carta

Bem, ao final do Fórum, após a explanação dos participantes de “Mídia e Política”, foi lida a Carta de Barra Mansa (inclusive, um esclarecimento: “Não, ela não foi mandada por ninguém!”), um ato comum em eventos de natureza semelhante à do Fórum de Jornalistas do Sul-RJ. Esta carta nada mais é que um resumo de todas as resoluções que foram tomadas no decorrer do evento. Os presentes concordaram com tudo o que foi colocado ali, mas um ponto merece destaque: o repúdio que nós, jornalistas, oficializamos quanto ao “pseudo” sindicato que rege a categoria no Sul Fluminense. É exatamente este sentimento que temos, o de repulsa! E agora, mais unidos que nunca, provamos que conseguimos sim reunir muitos de nós num evento, realizá-lo sem defeitos, e aprendemos que, para que nos valorizem como profissionais de Jornalismo que somos, precisamos ter essa postura antes.

Reencontros

O I Fórum de Jornalistas do Sul RJ foi perfeito! Em todos os sentidos. Aprendi pra caramba, conheci gente de primeira qualidade, me diverti pra caramba.... e ainda reencontrei velhos amigos que estavam perdidos desde a graduação.... Bom demais ver Kênia, a Hemília e a Lílian. Ow! E Dandan e Bibi???? Os pais da Júliáááá!!! Teve também o reencontro com a Lélia, gente que eu amooooo, estudante do Unifoa e que, como todo futuro jornalista que se preze, marcou presença durante todo o sábado. Ah, o Klauber e o Murilo... gentes lindas que eu tinha conhecido lá em Angra, na ocasião da eleição pra nova diretoria da Fenaj... revi a Kátia, a Andreza Gil, relembrei do Fernando de Barros, o próprio Marcos Brito, morri de amores pelo Hermógenes, claro (como sempre), conheci (pela primeira vez... eheh) o Oscar Nora enfim..... valeu a pena demais!

Parabéns


Tudo correu bem! Essa é a melhor parte hoje, pensando no evento terminado! Foi tudo perfeito. As instalações do Sest/Senat foram incríveis e a isso devemos ao nosso irmão Luiz Garcia. O buffet foi ótimo (graças a Flavia Resende). Os temas e composições das mesas foram sensacionais (graças a todos do Movimento Luta Jornalista do Sul RJ! e às nossas intermináveis reuniões). O material impresso que recebemos, assim como brindes, camisetas, blocos muito bons (graças ao trabalho da Madá e do Levi, que por acaso tiveram participação em todo o sucesso do evento). As fichas de avaliação (isso, devemos ao Giovani) foram surpreendentemente bem preparadas...... e se eu ficar aqui, este post nunca vai pro ar. Um tal de reconhecer o trabalho de todo mundo que não vai estar escrito no gibi....
Parabéns a todo mundo! Todos merecem um brinde ao sucesso do I Fórum de Jornalistas do Sul RJ!

Meu cabelo

É... um post aqui, durante a semana, tornou público aos meus três leitores que eu tinha feito alguma coisa diferente nos meus cabelos. Pois muito bem.... este Fórum foi o primeiro evento ao qual eu compareci de visual - nem tão - novo assim. O que mais me entristeceu foi a primeira definição que o meu querido amigo André Sodré utilizou pra cor nova dos meus fios... o André passou lá no Sest/Senat por apenas dois míseros minutos e transformou este tempinho em tempo suficiente pra me fazer querer agredi-lo. Só não fiz isso porque ele retirou a definição.... Sorte a dele!

Depois, porém.....

Como não poderia deixar de ser, a noite de sábado, terminou num botequim! Pelo menos pra mim, pra Gigi e pro Giovani. Como a Gigi e eu sempre fazemos (cada sábado, porém, na companhia de uma pessoa diferente), desta vez carregamos o Gio conosco. Mas não fomos nem pra Adega nem pro Rei do Mate.... “baixamos” lá no BomCalhau. E tinha assunto esse trio.... a Gigi e o Gio nem pareciam recém-conhecidos oficialmente, ao contrário disso, trouxeram à tona assuntos sobre os quais eu falo muito pouco... eheh... por que será???? Foi bom demais... se bem que eles poderiam deixar por minha conta a decisão, né? uHAUHUAHuuaauuhUHA!!!!!

Fatos proibidos-I Fórum

Eu coloquei aqui tudo do que eu me lembrei. Com certeza, já que sofro de amnésia recente, alguns fatos passaram-me despebidos. Alguns fatos dos quais eu possa falar, ÓVIO, porque muito eu me lembro e não posso sequer pensar em postar cá. Quer exemplos?

  • As crises de riso lá na segunda fileira do auditório no finalzinho do último encontro;
  • O torpedinho infame que recebi e que ainda está atravessado na minha garganta com vontade louca de ser tornado público
  • O bolo de chocolate que as pessoas mais gordas do evento comeram todo e não deixaram nem migalhas para nós, os magros!
  • As burrices que ouvimos nas conversas pelos corredores e cafés do Sest/Senat
  • Os cochichos entre uma fala e outra de um palestrante
  • O "CALA A BOCA, FLÁVIA", que por muito pouco teria que ser repetido ali
  • A vida nova de dona de casa da Thaissa, que por acaso ainda não foi completamente explicada;
  • Aos casamentos tornados conhecidos e às uniões que não podem ser tão conhecidas assim;
  • As caronas proibidas;
  • As paixões não declaradas (embora conhecidas);
  • Um certo jornalista-organizador do Fórum me chamando de "Goiabão" (um cara completamente sem amor aos dentes);
  • A vontade tão grande de que o evento não terminasse fazendo outro certo mestre de cerimônia ir pra casa levando consigo as chaves do Sest/Senat e depois me colocando doida pra avisar ao povo todo;
  • A arrogância de certos jornalistas que ainda não aprenderam que somos todos iguais, pertencentes a mesma classe e buscando os mesmos objetivos, que fizaram questão de aparecer e aparentar muito mais do que são;
  • Ao fato de umas pessoas já terem namorado.... eheh
  • e... ah, muito, mas muito mais.... tudo que eu percebi ali, em apenas um dia e meio de Fórum. Caraca! Foi tanta coisa que eu quero que abril de 2008 e chegue logo pra gente repetir a dose!!!

3 comentários:

Alvaro Britto disse...

A goiba é uma fruta muito gostosa. O doce de goiaba então...
Feliz Aniversário!
AB (ainda com dentes)

Unknown disse...

Frrrrrrrávia,
Será que eu estava no mesmo Fórum, rsrsrsrs... Quero saber de tudim!
Parabéns!
Bjo ; )

Anônimo disse...

O fórum foi bom mesmo. Sobre minha vida de dona de casa agora vc já sabe. hihi Beijos grande, amiga vaca! hihi