No caso de Operação Valkíria, esta é a intenção do Coronel Stauffenberg: salvar a Alemanha e a própria Europa. O filme é a ficção de um fato real, vivido pela Alemanha, no auge da II Grande Guerra. Tom Cruise vive o personagem que encabeça a traição a Hitler - uma das quase quarenta conhecidas, que foram concretizadas - e planeja sua morte.

A história, em si, é interessante. Um grupo de militares, de homens do Estado Maior, se uniu e criou um plano para matar Hitler. O plano, inclusive, traçava as metas posteriores à morte do cara, com uma modificação feita pelo próprio Coronel Cruise (mais fácil que aquele nome Stalffsberg... sei lá) na famosa Operação Valquíria, originalmente criada para cuidar da segurança pessoal de Hitler caso houvesse a tomada de Berlim, ou da residência oficial dele, ou para qualquer outro caso de risco para a vida do líder alemão na Guerra.
A história é fascinante, mas o filme não é. Falta alguma coisa aos personagens. E em todos eles. Os militares que se uniram para colocar em prática o plano contra a vida de Hitler vendem a imagem de homens bons, mas a realidade era outra. Nenhum deles era 'herói'. Ao contrário disso, eram aliados de guerra, eram o alto escalão, responsável pelas ordens de tomada, pelo ataques, pelas operações que prendiam, torturavam e matavam judeus, que liderava os Reichs e o SS...
Tom Cruise vive o personagem principal, mas tem aquele ar de bom moço que a gente ta acostumado a ver sempre, como o Fábio Assunção no Brasil. E o ar de bom moço não combina com o personagem linha dura.

O plano é burro. Sim, burro. Pelo menos no filme, foi assim que eu vi. E como provavelmente deve ter havido pelo menos uma excelente pesquisa, eu concluo que o plano era burro.
Ah, gente... levar uma maletinha, igual uma das que eu tenho pra carregar o notebook, com um explosivinho piorado e colocar da maneira mais simples do mundo embaixo da mesa usada por Hitler pra apresentar um plano de ação não é inteligente. (Gente... 'piorado', porque não matou Hitler. Sim, teve a oportunidade, mas não sucesso. Matou mais de vinte... mas só feriu levemente o Fuhrer).
Mas o plano foi burro sob vários ângulos.
Primeiro a forma com que a maletinha de notebook foi colocada lá. Chegou a ser ridículo.
Depois, a fuga do Coronel Cruise. É muito mais ridículo. Ele sai da salinha lá, sem levar a cobertura, que ficou pendurada lá na saleta. Mané....
Depois, ele e o ajudante de ordem (tenentezinho otário....pior, só se fosse aspirante...) se livrando das provas pelo caminho. Eles até veem o motorista reparando na atitude, mas, cabeçudos, continuam se livrando de restos de explosivos, alicates e mais uma pá de coisas que carregam consigo.
Preciso dizer mais alguma coisa pra que os meus três leitores acreditem que o plano era burro? Preciso. Preciso dizer que o bando de mané ainda errou depois da pior parte do plano concretizada.
Ah... e por aí vai... uma sucessão de erros, indigna de coronéis e generais da Força Armada Alemã.
Sobre a produção do filme, é fraca. Não tem nenhuma característica que mereça destaque. Nem diálogo, nem fotografia, nem trilha sonora, nem... nem.... nem o que seria fundamental: ação. Alôu... estamos em plena II Guerra Mundial! Não há uma cena sequer, que transmita ação digna de guerra e, mais que isso, emoção digna de guerra.
Operação Valkiria, como eu digo às vezes, vale e não vale a pena. Vale pela história. Pelo apelo inteligente da história real, da coragem e determinação do grupo que planejou a morte de Hitler. Mas só isso.
Não vale por todo o resto. Não vale pelos atores, nem pelas interpretações, nem pela ação, nem pela guerra, afinal, é um filme de guerra. Nem pela continuidade.... Cel. Cruise perde a mão direito e dois dedos da esquerda no começo do filme e, num erro gritante e ridículo, aparece com a mão esquerda completinha...
Valkiria é nada, se comparado, por exemplo, à "A Queda - as últimas horas de Hitler".
A minha sessão valeu.
Por tudo o que o filme é, por tudo o que ele não é,
mas especialmente pela companhia: Fravia Resende e André, Tha e Moti... lesgal...
2 comentários:
to doida pra assistir!
depois dessa então, quero ver os minimos detalhes! hehehehe
Eu gostei do filme.
Postar um comentário