sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Trem em Barra Mansa

Eu tinha me esquecido o que é Barra Mansa. Sim, desde a graduação que eu não passava regularmente por lá. Mais que isso... depois que terminei a Faculdade, nunca mais eu nem passei por lá. Fui morar em Brasília, depois São Paulo. Quando voltei pra cá, encarei a Pós. Daí eu passava por lá, mas como era só uma vez por semana... ajudou-me a esquecer como é, de fato, aquela cidade.
Pois muito bem... o esquecimento não durou muito.
Desde que comecei lá na prefeitura de Quatis, Barra Mansa tem sido meu ponto de mudança de cidade, porque como ainda vou de ônibus, tenho que passar por lá todos os dias pela manhã e à tarde.
E Barra Mansa é tão piorada - nada pessoal, queridos três leitores que porventura admirem a cidade - que nem mereceria um post no brog... o caso é que essa semana...
Bem, essa semana eu saí de casa cedo. Sem a menor possibilidade de ficar "garrada" e perder o horário de entrada no trabalho.
Tudo ia bem, até o ônibus adentrar território barramansense.
Começou pelo Getúlio Vargas. Buracos na via, trânsito complicado por causa da chuva do dia anterior, monte de crianças na rua pelo início do ano letivo... lentidão total.
Ah, mas isso não me atrasou. Pelo menos não ainda. E nem me irritou. Eu tava entretida lendo Velhos Segredos de Morte e Pecados Sem Perdão, do meu amigo Jefferson Sarmento, que nem liguei pro tumulto.
Bem... depois foi a vez da Presidente Kennedy... parece que o problema está nos nomes.
Se a via tivesse teto, estaria até lá cheio de lama... mas como não tem, não tava. Mas que tava cheio, lotado de lama... ah, isso tava.
Trânsito leeento... quase parando.
Eu cheia de paciência, sem me deixar abater pelo transtorno.
Enfim, chegamos ao Ano Bom. Logo depois (não tão rápido, claro, afinal, eu tava em Barra Mansa) ao centro. E do centro, pronto. Cheguei ao local de onde eu partiria pra rodoviária e tomaria um ônibus pra Quatis.
Sim, tomaria, se tudo corresse bem.
Como não bastasse tudo o que aconteceu no trajeto, que demorou vinte minutos mais que normalmente, houve o que há muito tempo eu não sofria: a travessia da linha de trem.
Ah, porque pra quem não sabe, a linha atravessa Barra Mansa e Barra Mansa para por causa da linha. Ou da linha com trem, como queiram meus três leitores.
Ta bom. Esperar é o único remédio.
Parei lá, como todos os carros, as pessoas, as bicicletas, motos, a galera que tinha horário pra entrar e mais todo a sorte de coisas que tinha que passar pro outro lado.


O trem foi. Foi. Foi. Foi. Foi.
Dali a pouco (ou muito, depois de tanto "foi") ele parou. Eu não me assustei. Já estava muito à beira de um ataque de nervos pra me assustar ou irritar com algo tão comum quanto o trem, que já tinha atrasado meia cidade, dar uma paradinha...
E tinha que ter sido só uma paradinha... mas não foi.
De repente, como tudo o que já tinha acontecido não bastava pra me lascar, me atrasar pro trabalho e conseqüente e finalmente me irritar, acontece o que? Quem disse "o trem começou a voltar de ré" acertou na mosca.
Não, eu não sei se trem anda de marcha à ré, mas foi essa a melhor expressão que encontrei pra explicar o que aconteceu ali: o trem voltando de costas, de onde tinha vindo e desfazendo dez minutos de trajeto.
É numa hora dessas que eu percebo, mesmo sem nunca ter feito um exame cardiológico, que não herdei do meu pai um coração fraco.
O trem depois de ter ido, ido, ido, ido, voltou, voltou, voltou, voltou.
E eu quase tive um treco.
Cheguei atrasada no trabalho. E p. da vida. Tinha saído de casa cedíssimo e só me atrasei porque Barra Mansa está no meu caminho.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tem gente que ainda gosta dessa cidade.
Eu odeiô!

Anônimo disse...

NInguem gosta de BM, as pessoas aturam BM. Aquele trem me faz ter vond]tade de andar com dinamite na mochila.

Unknown disse...

Ah esse anônimo me fez ficar irritada! E a Júlia (que não conheço) tb! Como o anônimo generaliza assim e diz que "ninguém gosta de BM". Ninguém uma vírgula! Eu e muita, mas muita gte mesmo, não só gostamos de BM como AMAMOS nossa cidade! Tem o trem (que pelo que a Flávia descreveu, estava fazendo uma manobra de engate - sou entendida deste assunto.. rsrs), tem avenidas estreitas, ruas apertadas, faltam vagas no centro da cidade, há lama e buracos... mas gte, me diz que cidade não sofre com esses problemas e com problemas ainda maiores!

Enfim, só pra deixar meu registro: eu AMO minha cidade e sou umas da que trabalha efetivamente para fazer dela um lugar ainda melhor!

Bjos xará! E cuidado com as manobras! rsrs

Frávia, a dona do brog disse...

Também não sei quem é o Anônimo... mas cá entre nós... ele ta certo!
Outra coisa... demorou pra alguém se doer por Barra Mansa... rsrsrs.

Thaissa Costa disse...

Um dia vc ainda vai perder o ônibus...vive acontecendo comigo. rsrsrs Mas mesmo assim BM é especial!

Anônimo disse...

Bm e a melhor cidade do mundo!!!!!!!