terça-feira, janeiro 05, 2010

Nova mania

Todo mundo é cheio de mania.
Sim. Cada um tem várias.
Há quem diga que, conforme vamos envelhecendo, outras novas manias vão se achegando ao nosso DNA. E disso eu entendo bem. É. To envelhecendo rapidamente, lembram-se os meus três leitores? Sempre falo sobre isso... muito mais há vários dias, especialmente depois que experimentei a sensação dos 30 e consulto um Geriatra de 20 em 20 dias (para o caso de aparecer alguma doença decorrente da avançada idade neste período. Precisarei de tempo para tratar-me).
Há tantas manias diferentes, que nem sei quais são as minhas mais comuns. Aquelas que eu tenho todos os dias.
Tem umas das quais eu não me esqueço. Nem poderia, porque elas são de todos os dias.
Ou todas as noites, como quando eu me deito pra dormir com dois travesseiros. Fico com eles naquele primeiro sono, e depois, antes de pegar no sono, tiro o de cima e fico só com o de baixo. Mania mesmo...
Quando eu acordo, tomo um copo d'água. E não tem a ver com sede. Tem a ver com mania mesmo.
Mantenho o teclado dos meus telefones celulares sempre bloqueado. Pura mania... meus celulares têm flip ou fecham de outra forma.
Não gosto de ter mensagens não lidas na minha caixa de e-mail. Recebo cerca de 200 e-mails por dia. Apago os que não me interessam, sem nem abrir e, os outros, se não tenho tempo de ler, seleciono e marco como lidos. Sim, pra não ficarem em negrito, me avisando que eu ainda não os li.
Preciso deixar pelo menos uma mensagem por dia no Twitter. Isso sim, é pura mania. É, porque a maioria dos meus seguidores nem fica tããão on line assim, pra "me ler".
Quando chego no trabalho, de manhã, ligo o notebook e abro todos os sites que me interessam na mesma janela: um provedor de e-mail, o blog, quatro jornais diários, uma revista, o site da prefeitura, dois sites da cidade de Quatis... não raramente tudo trava. Mania que eu poderia abrir mão.... mas não dou conta.
Todo um Nestea todos os dias de manhã. Mania que poderia trocar por um Toddynho.
Posso não usar uma caneta durante todo o dia, mas na minha latinha lindamente colorida de canetas da minha mesa, tem que ter pelo menos várias. Eu me sinto segura se elas estão ali. Coisa de gente com mais de 30.
Durmo com meus celulares ao lado da cama, mesmo que eles estejam desligados.
Não desligo o aparelho da parabólica nem da TV por assinatura no meu quarto. Eles ficam constantemente ligados. Pura mania que, se eu mudasse, certamente economizaria energia.
Antes de tomar banho, sigo praticamente um ritual com cremes, esfoliantes e tudo o mais que é necessário a uma pessoa com mais de 30. E nem acho que seja puramente mania. Acho que é necessidade.
Tenho manias das quais nem me lembro. Falo bom dia pra todo mundo que vejo logo cedo, boa tarde pras pessoas que vejo à tarde. Mas não dou boa noite pra ninguém, porque discordo do fato de que, em português, não há um boa noite para quando a gente vê a pessoa e outro boa noite pra quando a gente despede. Isso sim é mania.
Não dou importância às críticas de cinema feitas pelo país afora. Maniazinha feia, essa.
Tenho muitas outras manias. E o pior de tudo é que de uns tempos pra cá, outras manias andam surgindo na minha vida.
Ontem eu descobri que a minha mais nova aquisição para a categoria "manias" é morder a língua. Sim. Morder a língua. Ando fazendo isso com uma frequência inacreditável. Faço praticmamente todos os dias. E, pior que isso, esta mania tem me causado problemas.
Como assim causado problemas? Eu explico. Quando mordo a língua, não mordo devagarzinho. Mordo com força. Com tanta força que, invariavelmente, a língua rasga. É, sem exagero. Ontem eu inventei de comer um pedaço de torrone que eu tinha aqui e... zás! (acho que, se tivesse trilha sonora, o momento do rasgo seria mais ou menos 'zás')... rasgou a língua. Gente... e foi um rasgo considerável. Eu não acreditei.
A frase seguinte foi: "Por que eu sou assim?". Eis aí outras duas manias: Depois da primeira, me perguntar porque eu sou assim.

2 comentários:

Thaissa Costa disse...

Agora lista as mjanias do Roberto Carlos. rsrsrs

Giovana disse...

Procure ficar somente com as boas. Muito lixo acumulado costuma se transformar em "células atípicas".