segunda-feira, outubro 18, 2010

Elite da Tropa 2 - o livro

Um tapa na cara. Com essas palavras, eu resumiria toda a narrativa do livro Elite da Tropa 2, um livro que transita entre realidade e ficção ao relatar a ameaça das milícias sob o olhar de um policial civil do Rio de Janeiro.

A ameaça das milícias, retratada pela primeira vez, foi abordada pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares e outros três nomes que de alguma forma estão ou já estiveram intimamente ligados com a violência urbana: o delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado, Cláudio Ferraz, o major André Batista (ex-BOPE) e o jornalista e ex-policial do BOPE Rodrigo Pimentel. Eles ransformam em literatura fatos atuais e aterradores relacionados ao crime organizado no Rio de Janeiro. É uma narrativa que tem a verdade como compromisso fundamental.
Por conhecer a realidade da segurança pública no Rio e por ser este um dos assuntos do meu maior interesse, eu vejo Elite da Tropa como um livro que toda pessoa nascida no estado do Rio de Janeiro precisa ler. Não por abordar, simplesmente, o dia a dia das polícias no estado, mas por mostrar, de forma clara, a realidade política e a ligação desta realidade com o 'lado criminoso' de todo o estado. O livro flagra a anatomia dessas máfias brasileiras, grupos criminosos formados por policiais e mantidos parcialmente com recursos do Estado.
O segundo volume acompanha o dia a dia da DRACO na voz de um inspetor. A narrativa traz a público episódios desconhecidos e inacreditáveis da história política e policial do Rio de Janeiro, permitindo que o leitor compreenda por que as milícias têm uma força crescente e quais são os limites das UPPs.
A obra é uma visão sobre o trabalho e os dilemas de quem lida com segurança pública no Brasil em uma trama ambientada em bairros nobres da capital carioca, municípios da Baixada Fluminense e até mesmo cidades nordestinas. Por meio de personagens cuidadosamente estruturados é possível conhecer as marcas da violência nas suas mais variadas formas ― explícita ou velada, física ou espiritual, objetiva ou subjetiva, coletiva ou individual.
Elite da Tropa 2
Com uma combinação de literatura, jornalismo e denúncia, o livro de Luiz Eduardo Soares, Cláudio Ferraz, André Batista e Rodrigo Pimentel é uma obra construída em diálogo com José Padilha e os criadores do filme Tropa de elite 2. Livro e filme são autônomos, mas compartilham temáticas e fontes, referências e intenções. As duas obras tratam, acima de tudo, de justiça e lealdade em uma sociedade na qual crime e poder caminham lado a lado.
Ainda não tive oportunidade de ver o filme, espero fazer isso esta semana.... aliás, é tudo o que eu quero fazer! O livro, presente de aniversário de uma pessoa especial que anda longe, eu já li.

Nenhum comentário: