segunda-feira, novembro 28, 2011

Com que roupa eu vou?

To ensaiando há um tempão parar um pouquinho pra escrever aqui sobre que roupa usar. Não que eu entenda disso, o caso é que eu já me conformei com o fato de que, por menos que eu tenha me interessado a vida inteira por detalhes quaisquer que envolva festas e casamentos, agora isso não vale mais. Sempre que posso, leio sobre o assunto e passei a me atentar para itens que eu sequer imaginava que existissem.
Dia desses, cá estava eu, futucando textos sobre casamentos e encontrei, no blog do próprio "Pronto Casei", umas dicas muito boas sobre o assunto. Decidi, então, compartilhá-las aqui.


Descubra o traje mais apropriado...
Quando surge um convite para um casamento, logo começam as dúvidas com relação ao traje mais apropriado para cada tipo de celebração e horário, os acessórios que serão utilizados, as cores permitidas para a ocasião, entre outras dúvidas que assolam os convidados. Segundo Joseanna Fagundes, consultora de Imagem e Estilo, uma das dúvidas mais comuns é sobre o uso da cor preta.
“Para as convidadas, todas as cores estão liberadas. No entanto, quando é madrinha, o uso do preto no altar deve ser evitado. Aconselho que use a cor preta apenas se você tem amizade com a noiva a ponto de não magoá-la com o uso desta cor, que tem um significado supersticioso”, afirma.
A consultora lembra ainda que todas as madrinhas devem ficar atentas ao branco, que é realmente a cor proibida no altar, pois é o destaque exclusivo da noiva. Outro detalhe importante destacado pela profissional é que casamento não é o ambiente mais adequado para uso de roupas jeans, nem mesmo cerimônias diurnas.
Confira algumas dicas da consultora Joseanna Fagundes:
Casamentos à luz do dia
Quando falamos em casamento campestre, os vestidos vaporosos e fluídos caem muito bem. Estampas florais de todos os tamanhos também são bem vindas. Esta é a melhor ocasião para o uso de chapéu, pois além de elegante eles protegem a pele e os olhos do sol, diminuindo as chances de estar com o rosto franzido ou os olhos fechados nas fotos.
Para este ambiente, a escolha de saltos mais grossos permitirá maior conforto. No entanto, não vale usar  rasteirinhas de forma alguma. O salto, por menor que seja, é necessário. Os acessórios como brincos, gargantilhas e  anéis devem ser sutis, já que o ambiente pede bastante leveza ao visual. Isso vale também para as maquiagens, que  devem ser as mais naturais, apenas uma corzinha leve.
Se o casamento diurno for na cidade, dê preferência para modelagens mais secas, mantendo a cartela de cores mais suave ou alegre, a que fizer mais seu estilo. A maquiagem pode ter um pouquinho mais de destaque nos olhos, mas nada muito carregado, afinal ainda é dia. Os acessórios continuam mais discretos, sem brilho. A dica é: prefira pedras naturais. O uso de strass durante o dia deixa o visual carregado.
Para quem gosta de carregar um batom, poderá usar uma bolsa de mão para qualquer um dos ambientes acima, prevalecendo sempre a sutileza, ou seja, nada de pedrarias.
Tanto no ambiente campestre quanto na cidade, os vestidos podem variar de tamanhos, não havendo necessidade do tradicional longo.
Casamentos à noite
Quanto mais tarde, maior a formalidade da ocasião, reinando tecidos mais luxuosos e requintados. Os penteados, maquiagens e acessórios também são mais elaborados.
Madrinhas de Casamento Noturno
Se a dúvida está no comprimento, o longo é sempre um curinga. Antes de optar por outro, é melhor consultar a noiva, para não distinguir do tom de formalidade que ela quer para sua cerimônia.
Evite vestidos com saias muito franzidas ou volumosas para não invadir o território da noiva. Conjunto de saia e blusa também não fica elegante para a ocasião, porque parece roupa para ambiente de trabalho.
Os acessórios podem ter brilho, mas sem exagero. Estão liberados os bordados e tecidos mais luxuosos para as bolsas de mão.
Convidadas de Casamento Noturno
Devem estar no mesmo clima de formalidade que as madrinhas, porém não há necessidade de tanta preocupação com o comprimento da peça. Evite acessórios étnicos e leggings, mesmo que sejam de tecidos mais sofisticados.

Nenhum comentário: