quinta-feira, maio 10, 2012

Os dez países que mais celebram a obesidade*


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade virou uma epidemia mundial. Uma pessoa em cada grupo de nove indivíduos está acima do peso considerado ideal pelos padrões médicos. Governos de vários países fazem campanhas pesadas contra a obesidade. Mas existem nações na contramão da balança! Nelas, pessoas gordinhas - principalmente mulheres - são reverenciadas!

1. Tonga

No paradisíaco arquipélago do Pacífico, quanto mais gordinha é a mulher, mas bonita ela é considerada. Cerca de 100 mil dos 114 mil habitantes estão acima do peso!

2. Kuwait

Problemas cardiovasculares lideram o ranking de causas de mortes no país do Golfo Pérsico. Segundo os números oficiais, 52% das mulheres acima de 15 anos estão obesas! De acordo com a tradição local, gordura é sinal de riqueza... Quanto mais fofo, mais opulento!

3. Fiji

Comer nesse arquipélago do Pacífico é sinal de prosperidade. O obesidade é ainda catapultada por um sistema de educação que minimiza os riscos da má alimentação. Mulher gorda é sinal de saúde, riqueza e fertilidade.

4. Jamaica

Na ex-colônica britânica do Caribe, cerca de 65% das mulheres são classificadas como obesas. Pesquisas mostram que o jamaicanos tendem a associar magreza com tristeza e gordura com alegria.

5. Samoa

Novamente o Pacífico. A partir da Segunda Guerra Mundial, o país trocou a dieta baseada em frutos do mar e ado por outra, com muitos alimentos processados. Estudos genéticos mostram que os samoanos são preparados para estocar calorias extras no tecido adiposo. Assim, a população tende a ser GG. Obviamente, ser gordo por lá é ser "normal".

6. África do Sul

Por causa da associação entre magreza e Aids, a população passou a ter uma visão negativa dos mais magros. Além disso, em uma sociedade com um abismo entre pobres e ricos, é normal imaginar que uma pessoa mais gorda possui status financeiro mais elevado.

7. Afeganistão

Na terra dos talibãs, fertilidade é costumeiramente associada a quilinhos a mais em algumas regiões. A burca costuma esconder o formato do corpo, mas silhuetas faciais mais arredondadas são apreciadas.

8. Taiti

A bela ilha na Polinésia Francesa é berço da prática do ha'apori. Traduzindo: "engordação". Jovens mulheres são estimuladas a encher a pança com muito carboidrato e água de coco a fim de se apresentarem a chefes de tribos, que analisam beleza e fertilidade. Mulheres taitianas são reverenciadas por suas formas arredondadas.

9. Nauru

País com mais alto índice de diabetes no mundo: 31% da população! É conhecido pelo apreço que demonstra pela obesidade. O país do Pacífico Sul quase não tem áreas agrícolas e importa toneladas e toneladas de comidas processadas de Austrália e Nova Zelândia. Nele, mulher gorda também é vista como mais fértil.

10. Mauritânia

No empobrecido país da África saariana, obesidade é sinônimo de beleza e riqueza. A prática do "gavage" (pela qual o ganso é submetido a uma dieta com alto teor de amido para que o fígado dilate e, assim, seja retirado a fim de virar o famoso patê de foie gras) é usada com meninas. Só que elas são superalimentadas com leite de fêmeas de camelo. Homens costumam se divorciar de mulheres que não conseguem manter a cintura volumosa após dar à luz.

Nenhum comentário: