Comparações entre pontes...*
Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de
Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em
quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e
custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em
Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma
Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio
deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai
engolir R$ 1,16 bilhão.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer
algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta
segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:
Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria
concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou
ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria
calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado
ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do
Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.
Depois de ter ordenado o afastamento dos oficiais, aí incluído o
coronel do DNIT, Dilma Rousseff parece decidida a preservar o general.
“O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”,
avisou nesta segunda-feira uma nota da Presidência da República. “O
ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das
denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”.
Tradução: em vez
de demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o de investigar
os chefiados.
Corruptos existem em qualquer lugar. A diferença é que o Brasil
institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer em outros países uma
ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento e seus parceiros saberiam que
o castigo começa com a demissão e termina na cadeia.
*Fonte: Blog do Augusto Nunes
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