segunda-feira, junho 18, 2012

Filme legendado X Preguiça


ADORO cinema. Meus três leitores sabem disso. E não sou do tipo que assiste só ação ou ficção científica. Gosto de tudo. Todos os gêneros. Vou ao cinema porque gosto. Assisto a todos os filmes, porque gosto. Fotografia, trilha sonora, roteiro, atores direção.... presto atenção em cada detalhe. E gosto de tudo.
Se tivesse mais tempo, certamente iria mais ao cinema...
Se tivesse mais dinheiro, minha coleção de DVDs não estaria mais na casa dos 500... teria muito mais.
Só que o cinema, ultimamente, anda um tanto desvalorizado. Ou, pelo menos, andam desvalorizando as platéias. E eu explico... essa semana eu quero assistir a três filmes que estão em cartaz: Branca de Neve, Homens de Preto e Prometheus. E eu iria, não fosse um detalhe: nos cinemas da minha cidade e de duas cidades vizinhas, onde eles estão em cartaz, todas as cópias são dubladas. Sim, dubladas. E aí, não dá. Filme dublado, só se for pela TV. Aberta, que fique claro. No cinema, filme tem que ser legendado. A não ser, claro, que seja infantil.
Postei um comentário pequeno sobre isso no facebook e a minha querida Danna respondeu, dizendo que reclamou disso com a atendente do caixa do cinema e ela justificou: “As pessoas reclamam de filmes legendados, porque têm preguiça de ler a legenda”.
Inacreditável. Preguiça de ler a legenda?
Será que isso acontece em todos os lugares?
Será que em todas as cidades do país, as pessoas têm preguiça de ler a legenda? E se têm preguiça de ler a legenda, com toda a certeza não leem jornal. Ou revista. Ou livro. Aliás, quem tem preguiça de ler a legenda de um filme que despertou o próprio interesse, como é que faz pra tomar um ônibus? Pede ajuda a quem estiver por perto?
O hábito da leitura começa cedinho, quando a criança ainda nem está alfabetizada. A curiosidade pelas letras e sons, tem que crescer conforme ela vai crescendo. É crescer junto. E de que adianta dizer isso aos pais? Um sem número de campanhas publicitárias já falou sobre isso, professores são ensinados a levar o costume para a sala de aula... só que é pouco. É necessário que as crianças convivam com livros, letras e figuras em casa, em companhia dos pais e antes de começarem a ouvir que vão começar a estudar.
Ler legenda pode parecer supérfluo. Pode parecer desnecessário. E é. O fato de eu preferir os filmes legendados não significa, em absoluto, que todo mundo tem que gostar. Respeito as pessoas que preferem os dublados, mas não as pessoas que preferem filmes dublados porque têm preguiça de ler a legenda. Aí, não.
E, cá entre nós, não é bonito nem admirável não gostar de ler a legenda por preguiça.

Nenhum comentário: