sexta-feira, agosto 17, 2012

Noção? Não, obrigada


Segundo um dicionário qualquer, "noção" é: conhecimento ou ideia de algo; conhecimentos elementares.
E, com base nesta definição, eu ando um tanto preocupada com as tantas pessoas que não têm noção.
Este assunto me ocorreu há alguns dias quando, às 6 e 20 da manhã, eu me aprontava para ir ao trabalho e, do meu quarto – que fica no terceiro andar do prédio – eu ouvi som alto. Alto mesmo. Da janela, vi um carro passando. É, o som vinha do carro que tava passando numa rua estritamente residencial antes das 6 e meia da manhã.
E quando se trata de som, outras muitas situações me chamam a atenção para o grupo das pessoas que não tem noção. Exemplos?
A família de vizinhos da esquerda, que quando decide fazer churrasco, monta equipamento de som, equaliza, microfoniza todos aqueles instrumentos de percussão, chama meia dúzia de pagodeiros e pronto! Está instalado o pandemônio até, literalmente, o dia amanhecer.
Ou a vizinha da direita que, do alvorecer ao anoitecer escuta os mais diversos tipos de música. Fato do qual eu não teria absolutamente o direito de reclamar (ou me meter), não fosse o fato de que, além dela, a metade exata do município tem que escutar junto.
Tem ainda aquele querido outro vizinho que, sem nada pra fazer num domingão lindo de sol e calor, estaciona o carro rebaixado, de vidros escurecidos e som ensurdecedor, tocando palavras inintendíveis e sons grotescos, bem na porta da sua casa. Sim, isso deve acontecer com outras pessoas além de mim.
Pra encerrar esta lista, cito o do ônibus. Só quem nunca andou de ônibus na vida inteirinha ainda não sentiu o incômodo de querer ler, conversar ou simplesmente pensar, e não poder porque a moça que está sentada dois bancos atrás de mim decidiu ouvir aquelas batidas indecifráveis que andam chamando de “música” por aí. Eu levanto a mão e agradeço a Deus quando no ônibus no qual estou tem apenas a tal moça... porque de vez em quando tem outras disputando o meu ouvido com ela.
Quem nunca conheceu um sem noção com estes?

Nenhum comentário: