terça-feira, janeiro 07, 2014

Cinco coisas sobre o Rio*

O Rio de Janeiro tem uma história incrível e tem muita coisa que não sabemos sobre esta Cidade Maravilhosa. Então, cá estão cinco coisas que você talvez não saiba sobre a antiga capital imperial.



1 – O sotaque carioca é parecido com o sotaque de Portugal

Uma das razões é a vinda da Família Real para o Rio de Janeiro em 1808. O dublador Guilherme Briggs chama a atenção para os Erres e Esses:


O modo chiado de falar os S,X,CH dos cariocas é simplesmente resultado de ter sofrido uma total influência do português dos colonizadores, da Corte Portuguesa… Parem umas duas horas para assistir a programação de uma emissora portuguesa e vocês verão que os Erres Esses são os mesmos!!! E porque falamos português, como criticar quem reproduz o modo como se expressam aqueles que foram justamente mais influenciados por eles?

2. O sotaque Carioca é considerado padrão nacional

Em dois Congressos, um de 1937 e outro de 1956, considerou o sotaque carioca o padrão para a língua cantada e língua falada no teatro.



3. O Futevolei e o Frescobol foram inventados no Rio

Dois esportes de praia são puramente cariocas, o Futevolei, inventado em 1965 em Copacabana e o Frescobol, em 1945/46 também em Copacabana. Aqui eu falo mais sobre estas criações cariocas.



4. A primeira loja de Fast-Food do Brasil foi no Rio

Uma loja do Bob’s, mais especificamente na rua Domingos Ferreira, 236, fundada em 1952, foi a primeira loja de fast food do Brasil. A loja ainda existe e conta com alguns produtos da época.


5. Fernando Henrique e Fernando Collor são cariocas


Apesar de terem feito carreira política em outros estados, FHC em São Paulo e Collor em Alagoas, ambos são cariocas. Nenhum político carioca se tornou presidente na nova República, quem chegou mais perto foi Garotinho, que ficou em 3o lugar nas eleições de 2002, atrás de Lula e Serra.

* Fonte: Diário do Rio

Nenhum comentário: