terça-feira, setembro 04, 2007

Tropa de Elite

O filme foi feito no ano passado. Como não podia deixar de ser, a equipe de filmagens sofreu um roubo. Ah, gente... nada mais natural! Até a minha equipe de UPJ em Brasília foi vítima de roubo... porque não no Rio de Janeiro? Os ladrões abordaram a van que transportava um carregamento de armas (cenográficas, só pra constar...) e levaram o armamento. Resultado disso? As gravações foram paralisadas por duas semanas.
Pois muito bem. Este ano, em 20 de setembro acontece a primeira exibição do filme e em 5 de outubro, a estréia nos cinemas. Esse é o cronograma do filme, mas pode ser que ele mude. “Tropa de Elite”, de José Padilha, chegou aos camelôs do Rio de Janeiro antes mesmo de ser lançado nos cinemas. Muito antes, eu diria, porque segundo Padilha, a cópia roubada e entregue à pirataria é uma versão inacabada. O diretor anunciou à imprensa que o filme que está sendo vendido nas ruas do Rio não é a versão final e sim uma das edições iniciais. Padilha afirmou já ter passado da décima.
No filme, o narrador é o capitão Nascimento (Wagner Moura) que não agüenta mais a pressão do BOPE, já que ele está prestes a ser pai. Para isto ele precisa escolher um substituto. A partir do momento em que ele decide que vai colocar alguém no seu lugar, começa a trama do filme!
O filme tem um ritmo alucinante. O diretor José Padilha conseguiu retratar de uma forma nua e crua a realidade do Batalhão de Operações Especiais do Rio (BOPE), e já é, sem sombra de dúvida, o melhor filme do gênero de produção brasileira.
Tropa de elite é a transcrição do livro "Elite da tropa" para as telas. O livro conta parte da história do BOPE e é dividido em duas partes, uma contendo trechos de situações vividas pelos oficiais e uma outra com um relato real de uma situação bastante complexa vivida no Estado alguns anos atrás. Eu, como apaixonada assumida pelos assuntos da Segurança Pública e especialmente pela força que os homens de preto representam nela, recomendo o filme! Mesmo que a versão à qual eu tive acesso numa favela do Rio mude, vale a pena conhecer. O que não ta valendo muito a pena é esperar a estréia de Tropa de Elite no cinema... e se for verdade um boato que eu ouvi hoje, dizendo que estão até cogitando impedir que o filme seja lançado? Melhor prevenir....

4 comentários:

Thais Torres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thais Torres disse...

A minha maior preocupação é colocar o BOPE como herói, quando na realidade, sabemos que até lá a corrupção existe...

No mais, filme ótimo!

Se essa é uma das edições iniciais, garantirei meu lugar no cinema para assitir a versão final.

Vale a pena conferir!

CS Empreendimentos Digitais disse...

Olá, pesquei seu blog no da Giovana Damaceno, Sentido. Vim pelo título.
Durante meu passeio por aqui, acabei me deparando com essa postagem sobre o filme, que desde sexta-feira ouço vááários amigos e familiares recomendando. To louca pra assistir e pelas suas informações, deve ser bom meeesmo!

abçs!
cintia

Frávia, a dona do brog disse...

Ow! E eu recomendo messssmo!!!!!!!