terça-feira, fevereiro 15, 2011

Com alunos de Comunicação

Ontem foi uma noite especial. De muitas, talvez a mais.
Eu bati um papo, a convite da minha amiga Angélica Arieira, com os alunos do Curso de Comunicação Social do UniFoa.
O assunto? Um doce pra quem adivinhar...
Jornalismo Policial, claro. A minha grande paixão.
No grupo, alunos do primeiro período, que ainda não se decidiram pela área que seguirão, do quarto e do sexto período. Se bem que eu me confundi tanto com a fase de cada um no curso que posso muitíssimo bem ter me confundido aqui também. O fato é que tinha lá alunos iniciantes e outros não tão iniciantes assim.
O assunto, pra mim, o melhor pra ser abordado. Tanto praqueles que estão começando quanto pros outros. Nenhum deles, afinal, tem como objetivo profissional a carreira de jornalismo policial. Bem, pelo menos não a maioria deles. Ontem, por exemplo, dentre todos os presentes, duas estudantes se manifestaram quanto à vontade de seguir essa loucura que é o jornalismo policial.
A minha vontade ontem, como sabem os meus três leitores, era falar até hoje. Sim, com alguns minutos de intervalo. O caso é que isso não foi possível. Não me deixaram falar taaanto assim.
Mas eu consegui passar alguma coisa legal praquela tchurma.
Conversamos sobre o jornalismo policial em si. A produção de pautas, a formação daquele grupo - necessário - de contatos que todo repórter tem que ter, a transparência necessária às reportagens e o fato de que, mesmo não existindo discurso imparcial, é importante que o repórter ouça as partes, conheça o mínimo da vida da vítima, fale com possíveis testemunhas, escute quem primeiro chegou ao local - normalmente a Polícia Militar, enfim. É um passo a passo que, citado com exemplos e experiências próprias, são facilmente entendidos.
Falamos sobre matérias e textos, sobre tiroteios e entrevistas com bandidos, citei fatos que eu vivi dentro da rotina do jornalismo policial, tanto em Brasília quanto no estado do Rio, depois que voltei de lá.
Ao final, as perguntas surgiram freneticamente. Todas muito inteligentes, questionamentos profissionais e pessoas, dúvidas dos alunos sobre assuntos importantes, como a pena de morte e a redução da maioridade penal.
Foi uma experiência incrível! Espero que eles tenham conseguido captar a essência das ideias que expus.
E se, ao final do curso, pelo menos meia dúzia deles quiser experimentar a área Policial, ficarei orgulhosa.
Ah, e não tirei nenhuma foto, mas quem tirou prometeu me enviar. E eu, claro, prometo colocar algumas aqui, tão logo receber.

3 comentários:

Lemos, Pri. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lemos, Pri. disse...

A palestra foi perfeita! Jornalismo Policial é uma área que me interessa, mas não sei se teria peito para encará-la. Foi tudo ótemo ontem!Bem que vc poderia ser nossa professora, eu penso! Beijos Flávia AnastáciO

Luana disse...

Pena que eu já passei da fase de aula inaugural. E ver a Flávia falar, então...