sexta-feira, agosto 19, 2011

Corrupção

Eu sou daquelas que não acredita que todo político é corrupto e que boa parte da polícia está fora do antro que mete medo na maioria das pessoas. Ta, pode parecer romantismo da minha parte, entenda meu caro leitor como quiser, o caso é que eu sou assim. Aprendi que o princípio da acusação é simples: todo mundo é inocente até que se prove o contrário.

Tenho plena consciência da dificuldade que tenho de me manter dentro do grupo minúsculo de pessoas que ainda pensa assim. Mas tenho me esforçado diariamente, mesmo com a avalanche de denúncias que acompanhamos todos os dias nos jornais, na televisão e nos outros tantos meios de comunicação que nos "atualizam" por aí.

Confesso porém, que já fui mais otimista. Já acreditei mais nos políticos. Já defendi mais a polícia. Já discuti com maior frequência, especialmente com meu pai, sobre estes assuntos. Hoje, apenas ouço e penso. Não discuto e não discurso. Fico na minha.

Mais na minha ainda quando encontro algo com este que encontrei hoje no  Portal Terra:

 

O tamanho do rombo nos cofres públicos: R$ 5.850.000.000,00

Helicópteros, barras de ouro, lanchas e até ilhas no lugar de saúde, educação e investimentos. Dados oficiais de operações da Polícia Federal em 2011 apontam que quase R$ 6 bilhões sumiram das contas públicas - ou nunca chegaram até elas - nos 15 casos com maior volume de recursos desviados, conforme levantamento do Terra. Retirado de seu caminho legal, o dinheiro foi parar nos bolsos de dezenas de quadrilhas, a maioria delas com participação de servidores. Clique aqui para ver no gráfico e saber o que esse número de 10 dígitos poderia comprar.

Nenhum comentário: