quinta-feira, dezembro 08, 2011

Tradições

Encontrei este texto ótimo sobre as "tradições" que todo mundo conhece, mas não sabe direito de onde vieram, no blog do Pronto Casei, que hospeda o nosso site. Achei tão legal que decidi compartilhar. E comentar, claro. As frases que estão na cor vermelha, junto com os textos, são os meus adendos...


Tradições... o que não pode faltar
As cerimônias surgiram na Roma antiga. Na tradição de casamento as noivas vestiam trajes especiais para a ocasião, com direito a flores brancas nos cabelos, que significavam felicidade, e espinhos fixando o penteado, para afastar os mais espíritos. Mais tarde, as noivas aderiram ao véu, que simbolizava honestidade e virgindade da noiva.
Além das tradições, ao longo dos anos, foram se acumulando costumes e superstições que marcam a celebração dos casamentos. Mais do que adotar todos esses simbolismos, as noivas apostam que com eles, o grande dia será especial.
Conheça algumas tradições e seus significados:
A noiva deve usar algo velho, azul e emprestado:
Segundo a tradição, no dia do casamento, as noivas devem usar algo velho, algo novo, algo na cor azul e algo emprestado. O item velho simboliza a transição, de solteira para casada. A peça nova se refere ao futuro da noiva a partir daquele momento. O objeto emprestado pode ser de alguma amiga ou familiar que tenha um casamento feliz e duradouro, dessa forma a alegria será passada adiante. O elemento azul é sinônimo de fidelidade e pureza no amor.
Será que alguma das minhas amigas tem alguma coisa azul e velha pra me arranjar? Preciso ver isso...

Vestido branco de noiva

No século XIX, a rainha Vitória começou a tradição do vestido branco. A cor transmite pureza, castidade e inocência.
Em pensar que eu jamais quis me  vestir de branco no casamento... é pureza, castidade e inocência, oras. A minha representação exata!

Nomes na barra do vestido da noiva

Essa tradição baiana diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga ajuda a atrair casamento.
Hum.... vai faltar barra!

Flor na lapela do noivo, dos pais e padrinhos

Normalmente, a flor usada na lapela é o cravo, simbolizando a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos.



Alianças de casamento

Já virou moda no Brasil o costume do pedir a mão da noiva em casamento e presenteá-la com um anel solitário de diamante ou outra pedra preciosa, que simbolizavam na antiguidade a deusa do amor e da prosperidade. Atualmente é comum o uso de modelos de alianças lisas de ouro amarelo, no quarto dedo da mão esquerda. As alianças representam união, amor e compromisso.
Sério que isso não existe desde sempre? Quanto ao solitário, o Dê vai ter que providenciar...

Chuva de arroz

Para os chineses e hindus, o arroz é símbolo de frutificação, prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e felicidade. Para homenagear os noivos, também podem ser usadas pétalas de flores, bolhas de sabão ou mini-corações de papel.
Por acaso poderia ser chuva de outra coisa? Bolinha de sabão, talvez...

Jogar o bouquet de noiva

Jogar o bouquet de noiva significa querer compartilhar sua felicidade com os amigos. Esse acessório significa a harmonia e a felicidade do casal.
Eu to preparando uma coisa mais legal que o buquê...

Noivinhos no topo do bolo

As miniaturas ou caricatura dos noivos sempre retratam uma cena que ficou na memória do casal ou contam um pouco de sua história. Mostram a felicidade que eles querem ter ao longo da vida.
Esse andou me dando trabalho. Vamos ver no que vai dar!

Bem-casados

Feito normalmente com pão-de-ló, recheado de doce-de-leite e coberto com uma calda caramelada, o bem-casado simboliza a união eterna do casal.
A-D-O-R-O-O-O!

Carregar a noiva no colo

Segundo superstições, se a noiva entrar na nova casa com o pé esquerdo pode dar azar. Dessa forma, o noivo carrega a esposa no colo até dentro de casa, entrando com o pé direito. O objetivo é evitar maus espíritos.
O Dê me carrega e se lasca! Nem dá pra brincar disso...

Lua de mel

Uma lenda antiga conta que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos para atrair sorte e paixão eterna.
Além disso, na era primitiva, os casais só se uniam quando a lua estava cheia e eram obrigados a tomar uma bebida a base de mel, para união. Hoje, os noivos planejam uma viagem romântica para comemorar o início desta nova fase.
Ah, a nossa já está programada. No começo seriam duas viagens, mas problemas na agenda das férias do Dê nos obrigaram a ter uma só.

Nenhum comentário: