quarta-feira, setembro 12, 2012

Você suja minha cidade...

...eu sujo sua cara. Uma guerrilha “politicamente” incorreta *




Pois é. Chegou aquela época, em que, grande parte do país perde todo aquele lado ‘patriota’ que ressurge a cada olimpíada, copa do mundo e qualquer tipo de disputa entre o nosso verde e amarelo e os argentinos. Sim, estou me referindo ao período eleitoral. A política, que é um assunto extremamente delicado de se abordar. Porém, neste post, a coisa torna-se muito engraçada. Afinal, estaremos lidando com uma terrível e polêmica intervenção artística que alguns publicitários bolaram para sujar a cara de quem está, de fato, sujando a sua cidade!
A ideia do movimento “SUJO SUA CARA” surgiu em 2010, quando, durante o processo eleitoral, um dos três idealizadores da iniciativa quase sofreu um acidente em sua cidade natal, devido à um cavalete que voou na direção do seu carro, por conta de um vendaval. O trio, então, teve a ideia e resolveu criar um tumblr para materializar as 20 intervenções artísticas já produzidas, como uma resposta ao descaso do ‘dono do cavalete’ que quase contribuiu para o aumento da estatística de acidentes de trânsito.
Sabe aquele sorridente cavalete na calçada do qual você precisa desviar, ou pior, aquele que está no meio de um canteiro, lhe encarando, enquanto você está preso no trânsito? Pois é, o movimento – que é pauta deste post – criou uma ótima e criativa solução/intervenção:





O apartidário movimento SUJO SUA CARA considera alvos de “intervenção artística” os materiais dispostos de forma irregular (local/horário impróprios, vide Lei 9504) que, podem se encontrar em alguns pontos como: no meio da calçada, em postes, esquinas, canteiros, viadutos, passarelas, pontos de ônibus e afins. Se você – assim como eu – reside em São Paulo, na certa já deve ter se lembrado da “Lei Cidade Limpa”, né? 
De tão auto-explicativa que a ideia é, tenho quase certeza que você, ao invés de ler com atenção tudo isso, já deve estar é caçando alguma caneta para deixar o seu lado artístico falar mais alto! Sem julgamento, em breve também pretendo enviar a minha intervenção para o sujosuacara@gmail.com.


Nenhum comentário: