quinta-feira, abril 25, 2013

Adote cinco hábitos franceses que podem mudar sua vida*

Em janeiro de 2001, a estudante de teatro americana Jennifer L. Scott, de 20 anos, trocou Los Angeles por uma temporada de intercâmbios Paris. Com uma bagagem lotada de roupas e hábitos desleixados, Jennifer conheceu um novo mundo, onde todas as mulheres tinham um quê da classe e sofisticação da ex-modelo Inès de la Fressange. Paris, além de festa, foi uma escola para a jovem, que, dez anos depois, resolveu escrever em seu blog vinte coisas que aprendeu na temporada da França.
O sucesso do post foi tamanho que Jennifer resolveu aumentar sua seleção e escrever o livro “Madame Charme - Dicas de estilo, beleza e comportamento que aprendi em Paris” (Agir, R$ 39,90), que chegou às livrarias brasileiras recentemente.
Como nenhuma mudança é fácil, a autora não esconde a dificuldade em transformar alguns de seus hábitos, afinal Rio ou Los Angeles não são Paris.
— Usar nossas melhores coisas no dia a dia, por exemplo, é muito difícil de implementar. Sempre deixamos nossas melhores roupas e louças para ocasiões especiais e acabamos usando umas duas vezes por ano apenas. Temos que tratar todos os momentos como especiais. Para isso é preciso muita prática e esforço.
Está a fim de se esforçar? Selecionamos cinco hábitos franceses que você pode incoporar à rotina e ter mais qualidade de vida.

1 - Fique longe dos lanchinhos. Francesas comendo biscoitos, balas e chocolates no meio da tarde? Difícil de ver. Atacando a geladeira antes de dormir? Impossível! “Lanchinhos não são chiques. A francesa de verdade não belisca entre as refeições”, contou Jennifer ao ELA. “Isso as ajuda a manter a famosa boa forma e aproveitar melhor as refeições principais”.

2 - Valorize a qualidade. Use suas melhores roupas, acessórios e louças com frequência. Todo dia é um dia especial na vida de uma francesa e deveria ser na sua também. Isso vai ajudá-la a dar mais valor a suas experiências rotineiras.

3 - Incorpore simples exercícios físicos ao seu dia a dia. Jennifer conta que a dona da casa de seu namorado, que também fez intercâmbio em Paris, morava num andar alto de um prédio sem elevador e não via problema nenhum em subir a pé. “A vida em Paris é ativa - exercício faz parte do cotidiano”, escreve a autora. O resultado desse hábito francês? Saúde. Então que tal abandonar o elevador, estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho ou até mesmo dispensar a faxineira e fazer por si mesma as tarefas domésticas? Você só tem a ganhar.

4 - Cultive guarda-roupa enxuto. A francesa não se importa em ter apenas dez (boas) peças no armário. Quantidade não é qualidade, e a opção é sempre investir em poucas, mas boas coisas. Acha dez peças pouco? Ok, é pouco. Não precisa ser tão radical. Dê uma faxina geral no armário, doe o que não usa mais e fique apenas com o que é realmente necessário. Invista em diferentes combinações e você nunca vai parecer maltrapilha.

5 - Organize sua bagunça e diga não ao consumismo. Na casa onde morava, Jennifer não viu bagunça um dia sequer. Além de organizados e práticos, as pessoas da família não cultivavam o hábito de consumir (qualquer coisa) exageradamente. Guardar ou comprar objetos demais dificulta a arrumação e é um prato cheio para caos. Assim como foi feito com o guarda-roupa, tente se livrar daquilo que não tem mais serventia e viva em um ambiente arrumado.

  1. Fonte: Ela

Um comentário:

Valquíria Paula disse...

Caramba... não consigo me imaginar sem meus lanchinhos no meio do dia e beliscadas enquanto cozinho rsrs. Sou dessas que não consegue comer muito de uma vez, mas passa o dia todo comendo.

Seu post me deu a sensação de ser "chique" por subir essa ladeira para a Rádio todas as manhãs, você é boa em inverter nossos pensamentos, menina! Quem diria que um dia eu pensaria por esse lado, neh?

Bem, para mim, o mais difícil (tirando o lanchinho) é organizar meus espaços. Sou bastante organizada com relação a trabalho, horários, agenda e tudo... mas espaços físicos não são meu forte, eu me atrapalho bastante. Quem sabe aos poucos todos nós não conseguimos colocar em prática essas valiosíssimas dicas de quem manja do assunto e nos tornamos chiques como as francesas, hã?

Bjus e até a próxima.

http://palavrasdevalquiria.blogspot.com.br/