quinta-feira, novembro 20, 2014

Pessoas que leem são mais legais

Eu sempre soube que as pessoas que têm livros como a principal companhia são mais legais. E esse conhecimento meu foi adquirido com base em mim, claro, e nos meus amigos, mais claro ainda. Perto de mim, há, sem dúvida, os que preferem outros passatempos e afazeres. Só que, não sei bem o motivo, atraio muita gente que gosta – e muito – de livros, revistas, jornais e afins.


Hoje, zapeando pelos canais internéticos, descobri uma pesquisa sobre isso. Exatamente. Uma pesquisa da Universidade de Washington e Lee, nos Estados Unidos, que constatou o efeito com um teste simples: voluntários leram uma história bem curtinha, e foram questionados para identificar o quanto cada um tinha curtido o que leu e aí derrubaram, sem querer querendo, um monte de canetas no chão. O estudo conta que, quanto mais “transportadas” para dentro da história as pessoas tinham sido, maiores eram as chances de levantarem o bumbum da cadeira para ajudar a recolher as canetas.
A explicação é que quando lemos algo que realmente mexe com a gente,  criamos  empatia  pelos personagens da história — e quanto maior essa empatia, mais propenso a gente fica a ser bacana com os outros na vida real. 
E você aí, anda lendo muito? Ou tem alguma dúvida a respeito desta constatação?
Eu não. Definitivamente. Aliás, a próxima postagem do brog vai ser sobre “o que ando lendo”.

Nenhum comentário: