terça-feira, julho 14, 2015

Absurdo dos absurdos

Essa nota está sendo repercutida por jornalistas de todo o estado, que tomaram conhecimento do fato ontem. É a profissão, que chegou ao fundo do poço e está cavando!
Em pensar que muitas outras empresas mantém a mesma postura...

InterTV obriga jornalista a dirigir carro de reportagem*

Só faltava essa: os jornalistas da InterTV – a Rede Globo do Interior do Estado – são obrigados a exercer dupla função. São profissionais de Imprensa e, ao mesmo tempo, profissionais do volante. A ordem na empresa é não contratar motoristas. Uma economia que a InterTV faz explorando os jornalistas. E tem mais: os empregados estão sendo descontados nos salários de multas eventualmente recebidas.
Esse foi um dos pontos de discussão da reunião entre representantes do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio e da InterTV, realizada na última sexta-feira, dia 10. Questionada, a empresa, de forma arrogante, disse que não mudará a sua postura. O Sindicato vai acionar outras medidas de proteção dos jornalistas.
Outro assunto discutido foi a utilização inapropriada de celulares pessoais para cobertura de matérias jornalísticas. Em trabalho de rua, os jornalistas têm que passar flashes para a Redação a partir dos seus próprios celulares, sem ter qualquer compensação sobre despesas pessoais.  A InterTV ficou de avaliar a situação, com possibilidade de rever o procedimento.
A empresa também se comprometeu em vistoriar algumas instalações de trabalho que, segundo jornalistas, apresentam fiação solta, o que coloca os profissionais sob risco constante de uma queda ou mesmo de sofrer um choque elétrico.
Nesta terça-feira, dia 14, haverá uma negociação geral entre os jornalistas e o Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Estado.

*Por Fernando Paulino - Diretor Jurídico do SJPERJ

Nenhum comentário: