Por que a gente erra assim? Hoje eu me peguei pensando nisso logo cedo, ao me levantar.
E nem foi um erro meu que me fez pensar nisso, foram erros de outras pessoas.
Eu conheci alguém que me disse várias vezes que não existe o certo o errado. Eu nunca concordei e continuo não concordando. O fato é que tudo depende do ângulo de observação e, de certa forma, essa pessoa pessoa tinha razão. O que é errado pra uns não é pra outros. Cada um toma para si o que acha certo ou errado. Toda a atitude que tomamos na vida tem seus prós e seus contras. Cabe a cada um definir disposição para consequências. Boas ou más.
Erramos sem querer, muitas vezes. Erramos conscientes, em outras.
Erramos por ignorância, por vaidade, por teimosia, por orgulho.
Erramos por acreditar que aquilo é o certo a se fazer.
Erramos por não querer pedir conselhos a alguém que os pode dar. Sim, sempre há alguém mais experiente que nós, com vivência suficiente para nos colocar um pouco de razão. Ou de emoção. Ou de medo. Lembro-me de ter aprendido em Brasília que o medo é a nossa segurança. Enquanto eu tivesse medo, estaria segura. Pode ser. Aliás, provavelmente é.
Quando há medo, há menos erros. Porque há razão. Porque há menos emoção. Porque há pé no chão. Talvez medo seja fundamental para menos erros.
Erros nos castigam. Erros nos entristecem. Erros nos ensinam.
Sim, erros nos fazem perder. Perder amigos, perder oportunidades. Perder amores. Perder tempo, perder cabelo, perder fôlego. Perder vida.
Erros nos fazem não aproveitar os momentos, as pessoas, a beleza de cada sorriso. Erros nos fazem meter os pés pelas mãos. Erros nos fazem solitários.
O erro nos deixa preocupados. O erro deixa rastro. Deixa mágoa. E melancolia, muitas vezes.
Os erros não deveriam existir. Ou as pessoas que erram porque querem não deveriam existir? É, porque há quem erra porque quer. Estou certa disso.
Eu sofro é por essas, que erram por bobagem. Perdem por bobagem. Entristecem por bobagem.
São essas que mais precisam de nós.
5 comentários:
O "certo" seria a gente tentar aprender com os erros...
tentar evoluir com eles...
e uma forma de evoluir, no meu ponto de vista, é aceitar que podemos errar de novo.
Ou será que estou errado???
bjs
E pros erros há perdão...
O que se chama de erro, pode ser uma fraqueza, pode ser uma percepção diferente de uma realidade que se ignora, pode ser uma forma de errar menos evitando um erro de dimensões ainda maiores, pode ser um grito de socorro, pode ser uma tentativa de não enlouquecer, pode ser uma perda temporária do bom senso, pode ser uma forma de dizer algo que se quer gritar e não se tem coragem, pode ser tanta coisa, pode não ser nada e pode ser que a pessoa acredite que esteja certa. De toda forma, não existe o certo e o errado, existem os nossos atos e as consequências que eles provocam. Cada uma faz as suas escolhas e arca com as consequencias que essa escolha traz.
Só achei forte demais a ideia de que quem erra não deveria existir
Sim, os erros não deveriam existir. E as pessoas que erram por querer também não. A vida seria mais bonita se não houvesse os erros... concordei. Beijos e saudades de ti.
Eu erro sempre. Por ignorância. Gostei do texto, só pra variar. Continue nos brindando com sua inteligência, esperteza e textos primorosos.
Postar um comentário