terça-feira, novembro 30, 2010

Red -Aposentados e Perigosos

Bruce Willis é Frank Moses, um espião aposentado da CIA que, por alguma razão misteriosa, entra numa lista e passa a ser perseguido. Isso, porém, só fica claro alguns minutos depois do filme, porque o personagem é apresentado como um cara qualquer aposentado em sua casa no subúrbio, cuidando de seu abacate com duas folhas, tentando se misturar aos vizinhos com uma decoração de Natal, recebendo seu contracheque e tendo como única companheira a atendente de telemarketing da Previdência Social. E a vidinha mais ou menos dele é mudada quando sua casa é destruida por um bando de atiradores.
Para se defender – contra atacando, que fique claro –, Moses vai atrás de seus velhos companheiros de trabalho: um bando de aposentados, muito loucos (um deles literalmente, vivido por John Malckovich) e ávidos por matar gente. E com essa reunião de gente velha, louca e muito boa a história acontece. E acontece muito bem. Com muita dinâmica, já que cada um dos amigos de Moses se junta ao personagem principal e a operadora de marketing em cuja vida ele entrou de paraquedas é mais louco que o outro.
E é essa loucura toda que move a trama. E a história nos dá a sensação de que cada passo dos personagens é dado junto com uma trama que vai sendo criada aos poucos. Tudo, eu achei, surge para os caras ao mesmo tempo que pra nós.
É tiro como eu nunca vi na vida! Deixa no chinelo clássicos como Duro de Matar. Inacreditavelmente bem dirigido.
É aventura bem humorada. Muita aventura, com uma pitada de inexplicações, como a ida de um estado americano a outro em apenas um corte, com tanto tiro quanto eu nunca vi na vida, e muita, mas muita gargalhada mesmo.

Eu nem sabia do filme, até o Devan sugerir o programa ontem. E descobri que o filme vale a pena. Por cada minuto, cada trama, cada tiro, cada gargalhada e cada loucura de Malckovich, com seu porquinho de pelúcia rosa e uma incrível facilidade de se imaginar seguido, cada tudo. O filme é bom. Pelo menos na minha opinião.

Nenhum comentário: