quinta-feira, janeiro 13, 2011

As reações no Twitter

O assunto de hoje nos jornais, na televisão e, claro, na internet, são as chuvas que castigaram a região serrana do estado. Até agora, pouco antes das 2 da tarde, já passa de 350 o número de mortos em decorrência de deslizamentos e enxurradas.
Outro ano chegou, outro verão no país tropical mais lindo do mundo, que tem as praias mais belas deste planeta, as pessoas mais simpáticas, a comida mais saborosa, o melhor samba, o carnaval, mulata, um potencial incrível de crescimento e um poder público de fazer raiva em todo mortal que se preze.
Revolta. Esta palavra está presente na minha vida nestes dias. Aliás, há alguns dias já, quando postei aqui mesmo umas fotos e um
"bem vinda, temporada de chuvas". Presente esta semana e em janeiros de anos atrás. Vários. Todos dos quais posso me lembrar.
Pior ainda é ver reportagens que divulgam especialistas mostrando as soluções para o problema. De novo. Sim, no ano passado eu já tinha visto isso.
E as mortes. As famílias que acabaram...
Foi chocada que eu li as primeiras páginas dos principais jornais do estado do Rio hoje de manhã. Chocada e com um nó na garganta. Por vários motivos, dentre eles, o fato de haver, sim, solução, e pro fato, em si, estampado em papel jornal.
Durante todo o dia, no Twitter, as pessoas pedindo ajuda às vítimas, divulgando número de contas, endereços que estão sendo usados como QG para a chegada de produtos que podem ser enviados às cidades, expondo suas próprias revoltas com o descaso do poder público, mostrando que o povo que não é atingido pelas enchentes (ou que não é levado pela enxurrada ou tem um parente soterrado) sente, sim, pelas vítimas...
Aqui, um pouquinho do que as pessoas fazem, com uma dor infinita rasgando o peito.

@TiagoLeifert: Tragédia das chuvas atingindo niveis hollywoodianos. Vcs tao vendo o @JHoje? Meu Deus!!!

@ovascoemeu: Vasco arrecadará alimentos e roupas para vítimas das chuvas http://fb.me/FzfWQZ89

@BlogdoNoblat: Rio - Sérgio Cabral diz que é preciso coragem para remover casas das encostas - e critica prefeitos e deputados. http://glo.bo/eeOuTm

@BlogdoNoblat: Sobe para 381 o número de mortos na região serra do Rio.

@huckluciano: + 2 end p/ doações p/ as vitimas das chuvas: 1) Rua Voluntarios da Patria 120, Botafogo,RJ.2) Rua General Castrioto 589, Barreto, Niteroi.

@gidamaceno: Cruz Vermelha de Volta Redonda recolhe doações para as vítimas da região Serrana/RJ: Rua 40, n.º 13, na Vila Santa Cecília, 8h30min às 21 h.

@Viva_Cultura: Solidariedade >>>> Pra ajudar a Regiao Serrana segue a conta da Cruz Vermelha RJ: Banco Real / agencia 0201 /conta 1793928-5

@LeoJaime: O,6% da verba destinada à prevenção desta tragédias causadas pelas chuvas foram repassadas ao Estado do Rio. Quem vai para a cadeia?

@BlogdoNoblat: Resgate dramático, em vídeo http://glo.bo/dUyMGv

@edinhomiranda: Governo federal promete verbas para as vitimas da chuva, mas a verba nunca que chega!

@BlogdoNoblat: O mais recente número de mortos na região serrana do Rio: 356.

@diariodovale: Carros ficam soterrados e casas são interditadas em Barra Mansa http://migre.me/3C8bG

@gidamaceno: É isto: "Somos todos responsáveis; somos todos vítimas". http://t.co/Q2TUXxS

@f_anastacio: O poder público é responsável pela sucessão de catástrofes, mas eu também sou, porque jogo um papelzinho de bala pela janela do carro...

E daqui pra adiante, muitos outros serão postados. Que não sejam de mais mortes, mais deslizamentos e menos vontade política.
Em tempo: Alguns posts tem um link ao final. Vale a pena ver cada um deles.

Um comentário:

Unknown disse...

É isso e mais um pouco Flavia..... Infelizmente... E o "povo" preocupado com o carnaval, futebol, copa, e olimpíadas acaba por abonar com a aclamação a continuação de um governo popular sim, mas não tendo o povo como o principal objeto de suas preocupações...

http://blogresende.blogspot.com