sábado, abril 30, 2011

Férias no fim de semana

Sei que sábado não combina com férias. Nem domingo com feriado. Por quê? Como por que?
Porque sábado é fm de semana e os dias de férias deveriam contemplar somente segundas, terças, quartas, quintas e sextas. Quando estamos trabalhando, os finais de semana não são chamados pelo Departamento de Recursos Humanos da empresa de "folga remunerada"? Pois é. Durante as férias, deveríamos ter o costume de só nos referimos às férias durante os dias de semana. Desta forma, os finais de semana continuariam sendo finais de semana. Acho que seria melhor se fosse assim.
E domingo com feriado? Amanhã vai ser assim. Domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador, feriado. Só que feriado no domingo, ainda mais sendo Dia do Trabalhador, não vale nada. Pra quem é trabalhador e tem no domingo um dos dois dias da tal folga remunerada, também não.
Na minha opinião, quando um feriado caisse num domingo, deveria, automaticamente, sem necessidade de decreto do prefeito das cidades ou do governador ou do presidente da república, ser transferido para o primeiro dia útil subsequente.
Sério! Imagina só! O primeiro de maio é domingo. Como o seu domingo já é dia de folga mesmo, o seu primeiro de maio seria na segunda, dia 2 de maio. Aí, ó que delícia um feriadão!
O problema é que essa ideia não agrada muito aos chefes e não faz muito bem pra economia do país. Sem falar, é claro, nas pessoas que trabalham aos domingos e neste Dia do Trabalhador terão folga.
E como não funciona a transferência do feriado para o primeiro dia útil seguinte, também não funciona minha super ideia das férias somente durante a semana e os finais de semana continuarem sendo simplesmente finais de semana, hoje, sábado, é meu primeiro dia de férias.
De verdade! To de férias...
Claro que pelo calendário do RH da empresa na qual trabalho, minhas férias começam oficialmente no segunda, dia 2 (sim, depois do feriado), mas não tem como não viver o último fim de semana antes do início das férias, como um mero fim de semana. Eu vivi o dia todo como um sábado de férias.
E o dia começou cedo! Até vi a Mônica e o braço queimado-praticamente-recuperado dela, lá em Morro Azul (sim... o antigo centro do mundo!).
Agora, só a expectativa do começo oficial das férias. Junto com ele, o começo das obras de reforma da casa, as provas que vêm por aí e muito, mas muito trabalho mesmo!

Nenhum comentário: