terça-feira, outubro 26, 2010

Manias que quero ter


Pode parecer doideira minha este título aí, mas não precisam meus três leitores imaginar que agora sim, endoidei de vez. Jazinho eu me explico.
Aqui no brog, encontrei dois textos nos quais eu falo das minhas manias. Num, falo da mania de falar "nunca mais" pra tudo. No outro, falo de uma nova mania...
Só que este meu título de hoje nada tem a ver com as manias que eu tenho, ou já tive. Tem a ver com as manias que quero ter. É, sei que é meio louco, mas é assim que me sinto agora.
São manias simples, que todo mundo deveria ter na vida. E tive esse insight um dia desses, diante de uma situação bem complicada.
Quer ver?
Você conhece alguém que tem mania de só atravessar a pé uma rua movimentada depois de olhar atentamente para os dois lados? Pois é. Essa mania eu tenho. Mas não tenho mania de só atravessar numa faixa de pedestre. Essa eu quero ter.
Quero ter mania de, quando estiver ao volante, respeitar o pedestre e sempre parar na faixa, quando alguém estiver tentando atravessar.
Quero ter mania de defender a verdade, doa a quem doer. E dizer o que eu penso, sempre que isso for a mim questionado. Custe isso o que custar.
E quero ter mania de querer só coisas boas. Mania de trabalhar todos os dias com prazer. De valorizar cada momento em que estiver perto da minha mãe, ou do meu pai, ou do Devan, ou das minhas irmãs ou dos meus amigos ou de quem quer que seja que eu ame.
Quero ter mania de cultivar bons sentimentos. Mania de não falar dos outros, seja bem ou mal. Essa, confesso, estou em fase adiantada de conseguir obter.
Quero ter mania de gostar muito de um novo dia, esteja fazendo frio ou aquele calor de lascar. Quero ter mania de telefonar às pessoas quando sentir saudade. E quero ter mania de atender a todos os telefonemas e retornar àqueles que não conseguir.
Preciso ter mania de dormir mais cedo. Ou mais tarde. E de sorrir mais. Sim, mais ainda. E de chorar menos. Essa mania eu preciso adquirir. E rápido.
E quero ter outras manias. Outras muitas. De preferência, aquelas que me façam sentir melhor, olhar melhor as pessoas e ser mais feliz.
É, é isso. É essa mania que eu quero mais.

Nenhum comentário: